Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Fenómeno raro avistado em Baião e no norte do país. Mas vai haver mais em maio e junho!

Sem Título.png

foto ilustrativa

Asteroide? Meteorito? Veja aqui o calendário dos fenómenos e eventos astronómicos

Um asteroide atravessou os céus na região Norte, e também foi avistado em Baião, cerca das 21:00h de sexta-feira, dia 16 de abril.
Foram várias as pessoas que observaram este fenómeno.

O que vai acontecer em maio e junho?

Infelizmente, o primeiro grande acontecimento astronómico do ano, o eclipse total de uma super lua cheia, a 26 de Maio, não será visível em Portugal. Mas haverá mais uma chuva de meteoros da Eta Aquáridas. Será visível no país até dia 28 e terá atividade máxima, com 40 meteoros por hora, entre os dias 4 e 5 de maio.

Está previsto para o dia 10 de Junho o segundo grande evento do ano, um eclipse anular do Sol, que vai ser visível em Portugal. O fenómeno terá início pelas 09:55h e só terminará pelas 11:28h. Este fenómeno ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol, projectando a sua sombra sobre a superfície do planeta, mas sem tapar completamente o disco da nossa estrela.

Se gosta de acompanhar estes eventos astronómicos, saiba que o Observatório Astronómico de Lisboa tem tudo o que precisa de saber para ir acompanhando estes fenómenos, incluindo um calendário de bolso, a que pode aceder online ou imprimir e levar consigo para todo o lado. 

Aceda aqui à lista de eventos astronómicos e comece a pensar nos dias à janela, no jardim ou no terraço, a apreciar eclipses e chuvas de meteoros.

Para mais informações científicas, acompanhe tudo no Observatório Astronómico de Lisboa 

Em Fafe, Francisco Ribeiro captou o momento da passagem do meteorito e na resposta à publicação diversos internautas deram conta de que também foi avistado em em Madrid, pelas 22:10h e em outros países, tendo sido partilhados vídeos desses momentos.

Dados Astronómicos de 2021