Nota de imprensa RR | Rota do Românico anuncia vencedores do concurso escolar Tradições Populares
A Rota do Românico distinguiu oito estabelecimentos de ensino no concurso Tradições Populares na Rota do Românico. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na tarde de sexta-feira, 18 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
O concurso escolar recebeu um total de 44 trabalhos, nas categorias de Ilustração, Criação literária e Fotografia.
Na ilustração, a Escola Básica de Rio de Moinhos, de Penafiel, foi a grande vencedora, seguida da Escola Básica de Eiró, de Marco de Canaveses, e da Escola Básica de Canelas, de Penafiel.
Na categoria de Criação literária, o primeiro prémio coube ao Externato Senhora do Carmo, de Lousada. As posições seguintes foram ocupadas pela Escola Básica e Secundária de Airães, de Felgueiras, e pela Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste.
Por último, na categoria Fotografia, o Colégio de São Gonçalo, de Amarante, arrecadou os prémios principais.
O concurso Tradições Populares na Rota do Românico desafiou a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, do território abrangido pela Rota do Românico, a explorar, de forma criativa, o seu vasto património imaterial.
O júri, constituído pela ilustradora Fedra Santos, pelo produtor audiovisual Pedro Fonseca e pelo técnico da Rota do Românico Joaquim Costa, valorizou particularmente os trabalhos que melhor estabeleceram a ligação do citado património aos monumentos da Rota do Românico.
Esta Rota reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.