Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 19 - Novembro 2021

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 19 - Novembro 2021

SOCIEDADE E CULTURA | Rota do Românico dedica...

 

Cuidadores-expo2.jpg

 

Rota do Românico dedica exposição fotográfica aos Cuidadores do Património

A Rota do Românico tem patente no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, uma exposição fotográfica dedicada aos Cuidadores do Património.

A inauguração ocorreu na tarde do passado domingo, 24, e contou com a presença de vários dos Cuidadores fotografados, acompanhados de familiares e amigos, num momento de amena confraternização.

As fotos, da autoria de Luís Barbosa, destacam, num registo intimista, as relações de afeto que unem estas pessoas, de várias idades, aos bens patrimoniais da Rota do Românico.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas, até 30 de janeiro de 2022.

A Rota do Românico instituiu o dia 18 de outubro como o dia do Cuidador do Património. Celebrada em 2020 pela primeira vez, esta iniciativa inédita em Portugal pretende homenagear todos aqueles que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local.

Este ano, para além da exposição fotográfica e da oferta de cabazes de produtos regionais aos Cuidadores, foram também realizados encontros intergeracionais em seis escolas do território da Rota do Românico, nos quais os Cuidadores partilharam com os alunos as suas memórias e os serviços que prestam nos seus monumentos.

O sítio da internet da Rota do Românico foi reforçado com uma área temática dedicada aos Cuidadores do seu Património.

Estas ações enquadram-se no projeto Cuidadores do Património, um dos 11 vencedores do concurso Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela

Comissão Europeia.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

 

26-10-2021
www.rotadoromanico.com