Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 19 - Novembro 2021

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 19 - Novembro 2021

POLÍTICA | Nota de imprensa - 1ª reunião de Câmara Caixa de entrada PPD PSD BAIÃO

IMG_8031.JPG

 

Os nossos vereadores, Paulo Portela e Célia Azevedo, participaram na primeira reunião da Câmara Municipal de Baião,decorrida no dia 20 de outubro. De entre a ordem de trabalhos inscrita para esta reunião de câmara, ficou patente a tomada de posição dos nossos vereadores em três pontos fundamentais: a proposta de tornar públicas e de acesso a qualquer baionense todas as reuniões camarárias sob a forma de áudio e vídeo; o voto contra a proposta de fixação de mais três vereadores em regime de meio tempo; a chamada de atenção para a proposta do acordo de Colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e o Município de Baião.

Paulo Portela apresentou a sugestão, em reunião de câmara, de serem gravadas todas as reuniões de câmara sob a forma de áudio o que já acontece e sob a forma de vídeo, dando seguimento ao que a equipa Com Determinação por Baião defendeu na campanha eleitoral: credibilizar a política e aproximar os baionenses dos órgãos autárquicos. Para o nosso vereador, é importante que os cidadãos, em casa, percebam o que se discute e o que fazem os políticos nestas reuniões, como forma de trazer os baionenses para a vida pública, caso tenham interesse e vontade de saberem os assuntos que se debatem. A proposta mereceu o parecer positivo do presidente da Câmara Municipal de Baião, que garantiu que seriam tomadas todas as providencias para tornar essa disponibilização uma realidade a curto prazo, passando assim as reuniões de Camara a serem disponibilizadas nas redes sociais para os munícipes poderem ver.

A proposta apresentada para três vereadores a meio tempo mereceu o voto contra dos nossos vereadores por entenderemque o facto de haver um vice-presidente a tempo inteiro,o que não acontecia no mandato anterior, eque a parcialidade temporal não é de todo benéfica para os baionensesnem para a qualidade dos serviços prestados. Para Paulo Portela, nunca seria esta a decisão que tomariapor entender que as vereações a meio tempo não são de todo produtivas nem para os serviços nem para os munícipes.

O acordo de Colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e o Município de Baião foi outro dos pontos que mereceu a atenção e alerta dos nossos vereadores, embora votando a favor para agilizar o procedimento. Os nossos vereadores entendem que pode haver algum desconhecimento por parte das entidades envolvidas da necessidade de avançaram com investimentos financeiros avultados para poderem usufruir destes apoios do IHRH dai a sua preocupação. Lembraram ainda os vereadores que o anterior executivo do Partido Socialista anunciou esta medida como um investimento de aproximadamente 10 milhões de eurosna habitação no concelho de Baião no passado mês de maio 2021.

PSD- Baião