Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

NOTA DE IMPRENSA | Feira do Fumeiro foi um enorme sucesso

Fumeiro4.jpg

"A satisfação que sentimos por parte dos expositores, dos visitantes e de todos os que participaram, é o melhor indicador do sucesso enorme em que se traduziu esta edição da Feira", frisou o vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, sublinhando ainda “o importante contributo para a economia do concelho, uma vez que, também as unidades de restauração da vila de Baião estiveram cheias, muitas delas com filas de espera. Ora, isto é a economia a funcionar!”, reforçou o autarca, no encerramento do certame, agradecendo o contributo de todos, nomeadamente dos expositores, pela qualidade dos produtos apresentados.

A 17.ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, realizada entre os dias 31 de março e 2 de abril, atraiu milhares de visitantes que encheram o espaço da feira do Tijelinho, durante todo o certame. Um sucesso comprovado também pela quantidade de produtos vendidos pelos expositores, bem como, pelas refeições servidas pelos restaurantes, que deliciaram os apreciadores do Cozido à Portuguesa e do Arroz de Grelos com Moira, bem como das iguarias servidas de entrada, regadas pelos melhores vinhos da casta avesso da sub-região de Baião.

O Biscoito da Teixeira, as compotas, as laranjas da Pala, as amêndoas, os chocolates, a doçaria regional, os licores, a ginjinha, proporcionaram momentos doces aos visitantes que apreciaram também a cerveja artesanal. Muitos foram ainda os que quiseram levar para casa peças de artesanato genuínas, criadas pelos nossos artesãos, como recordação. A novidade desta edição foi a presença de um produtor de azeite aromatizado, produto muito apreciado e elogiado pela sua qualidade.

Animação sempre presente

O certame esteve sempre animado com a atuações de grupos de bombos, concertinas, academias de dança, a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, grupos de música popular, ranchos folclóricos, contando ainda, na noite de sábado, com a atuação ao vivo do artista nacional Nel Monteiro.

O canal de televisão SIC, através do programa Domingão, fez um grande destaque da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, projetando o evento e o concelho para uma dimensão internacional, provocando nos “nossos emigrantes, filhos de Baião, os nosso melhores embaixadores, um sentimento, por um lado de saudade, mas por outro, de orgulho ao verem a sua terra, a nossa terra, a nossa gente, a beleza das paisagens, o valioso património, serem mostrados, elogiados e apresentados de forma tão positiva”, referiu o presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, em declarações ao canal televisivo.

Evento sustentável

Nesta edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, foram adotadas novas medidas de sustentabilidade, tendo sido desenvolvidas campanhas de sensibilização, além de ações como a separação para tratamento dos restos da restauração, a colocação de ecopontos em vários locais do recinto e nas imediações e a disponibilização de bebedouros (pontos para fornecimento gratuito de água). À semelhança do que vem acontecendo com todos os eventos organizados pela Câmara Municipal, a Feira do Fumeiro tornou-se também um evento sustentável, alinhado com as políticas e práticas ambientais seguidas pelo município. Recorde-se que Baião foi o primeiro município português a obter a certificação como Destino Turístico Sustentável.

Feira Stock Off

No recinto da Feira do Tijelinho decorreu também, com muito sucesso, mais uma edição da Feira “Stock Off”, uma iniciativa da Associação Empresarial de Baião (AEB), com o apoio da Câmara Municipal, com a presença de diversas empresas baionenses que disponibilizaram uma grande variedade de produtos a preços reduzidos. A presidente da AEB, Maria Miguel, destacou a “satisfação dos comerciantes que escoaram uma boa parte do seu stock e registaram uma elevada afluência de clientes”.  

A 17.ª Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, com um balanço muito positivo, continua a reforçar a sua posição como um dos eventos gastronómicos de referência na região e no país.