BAIÃO | Educação: Aluno agride professor da Direção da Escola ao ponto deste ir parar ao hospital
A ocorrência teve lugar no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil - Escola Básica e Secundária de Baião, sita na R. Eng. Adelino Amaro da Costa, Campelo, Baião, Portugal.
Segundo foi possível apurar, supostamente, o aluno, de 14 anos, já teria sido identificado pelo seu comportamento violento numa outra Escola do Município de Baião (Escola de Eiriz), para onde terá sido chamada a intervenção da GNR algumas vezes, tendo alguns pais/encarregados de educação informado que esta situação já era recorrente, tendo sido apresentadas queixas por ameaça e agressão a outros alunos.
Referiram alguns pais que era muito recorrente a atitude e comportamento ameaçador e até violento deste aluno, perante colegas, funcionários e professores, tendo-se deixado arrastar a situação, lamentavelmente, até este ponto.
A opção corretiva terá passado por transferir o aluno de Escola, mas a atitude violenta deste aluno terá continuado, chegando agora ao ponto da agressão de um dos membros da Direção da Escola, agredido no interior da própria Escola, ao ponto de ter sido necessária a intervenção da GNR e o recurso à Unidade de Saúde Local, sendo o professor encaminhado para o Hospital Padre Américo - Penafiel, com um corte na face e com hematomas.
O professor, após regressar a casa, terá informado que iria dirigir-se à Justiça a fim de prestar testemunho.
Trata-se de um aluno com comportamento violento, que tem vindo a fazer sucessivas ameaças à comunidade escolar, que confronta com insultos, ameaças e agressão violenta.
A situação terá ocorrido por diversas vezes, sendo desconhecidas quaisquer medidas corretivas e/ou medidas disciplinares sancionatórias que tenham sido aplicadas em coerência com as necessidades educativas do aluno.
Segundo alguns pais, as queixas terão sido encaminhadas para o Tribunal, desconhecendo os pais/encarregados de educação que medidas corretivas tenham sido tomadas, referindo que dependem da ação ou inação do Tribunal, sendo que estamos perante um caso que tem vindo a gerar medo nos restantes alunos e nos funcionários e professores, que referem que se vinham sentindo inseguros.
Hoje, ao início da tarde, o aluno terá feito uma espera ao professor de matemática, que já vinha a ameaçar.
Quando o professor foi abordado pelo aluno, um membro da direção do Agrupamento Escolar interveio para o acalmar, tendo nesse momento sido agredido violentamente, tendo o aluno começado por ameaçar atirar um dos professores pelas escadas abaixou e de seguida a pontapear o professor director, sem que tivessem conseguido impedir que desse uma cabeçada no dirigente do Agrupamento, ao ponto de abrir um golpe na testa do professor.
A GNR de Baião esteve no local e tomou conta da ocorrência.
(NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO!)
A Direção da Escola é o órgão de administração e gestão da escola nas áreas pedagógicas, cultural, administrativa, financeira e patrimonial, sendo coadjuvado no exercício das suas funções pelo subdiretor e adjuntos.
Diretor: Nuno Rui Dias da Mota
Subdiretora: Luísa M.C. Polónia
Adjunta: Vera Lúcia M. Carvalho
Adjunto: Carlos Maria P. Pereira
Adjunto: Eduardo C. Teixeira
Assessora: Cristina Carvalho
C. Estabelecimento: Pedro Miranda