Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Gabinete de Psicologia - Rita Diogo

329098158_3576365515931130_2105002769125708894_n.j

Sobre a mãe que submergiu a filha numa piscina com água fria para conter uma birra e partilhou um vídeo a dizer isto mesmo.
Fiquei chocada com a partilha desta forma de "disciplinar " e com a falta de empatia pelo que a birra poderia estar a comunicar. Fiquei chocada com o que parecia uma luta pelo poder da relação entre mãe e filha.
Não sei dizer se é uma boa ou má mãe. Há muitas formas de ser mãe. Pode ter sido apenas um episódio infeliz. O que sei é que esta senhora não consegue refletir no seu papel enquanto mãe, parecendo confundi-lo com o de "instagramer". Achou com certeza que tinha feito uma partilha cheia de graça, que ia ter muitas visualizações e likes, como se isto pudesse medir a sua capacidade de influenciar outras pessoas.
As mães e os pais deparam-se com birras das crianças. As mães e os pais esperam que as suas crianças não façam birras, não as envergonhem em público, por exemplo. As mães e os pais, na ânsia de conter as birras, esquecem-se daquilo que pode estar na essência deste comportamento: sono, cansaço, sobre estimulação, fome, sede, fralda suja, cólicas, dores, febre. As crianças têm necessidades específicas e próprias das suas idades que, às vezes, são esquecidas quando se quer por termo a uma birra. A birra pode ser apenas a forma de dizer "estou aqui, olha para mim".
Uma criança de 3 anos, ainda não tem a capacidade e a clareza de partilhar o que realmente se está a passar no seu interior. Precisa de um adulto regulado e estável para a guiar e garantir que se sinta segura.
Os pais e as mães devem investigar as suas próprias expetativas, as suas crenças e desenvolver uma maior consciência de como elas influenciam as suas perceções sobre o comportamento das crianças. Devem investigar quais as necessidades em causa, tanto as suas como as dos filhos.
Isto é fácil? Não!!! De forma alguma. Nem sempre vamos conseguir, é muito difícil, mas bater ou por a criança em água fria não resolverá, apenas irá causar um choque na criança (o que inicialmente pode conter o comportamento) que irá desorganizá-la.