Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Nota de Imprensa | PSD | Democracia no concelho de Baião anda pelas ruas da amargura

 

PSD Baião.jpg

Intervenção de vereador do PSD cortada na gravação vídeo. Eleito do PSD impedido de usar a defesa da honra.

O vereador do PSD, Paulo Portela, foi censurado na gravação vídeo da reunião do Executivo Municipal de 8 de novembro.  As declarações de Paulo Portela foram cortadas a partir de 1h16mt.25seg, pelo período de 1mt.33sg e depois a partir de 1h.06m45seg pelo período de 33 segundos.

No primeiro corte o vereador do PSD afirma que o Executivo Municipal socialista deveria “falar verdade às pessoas”, dizendo-lhes que

a Extensão de Saúde de Frende, assim como as Extensões de Gestaçô e Teixeira “vão fechar com este ou outro Governo”. “Há que dizer a verdade às populações e não enganá-las”, disse na ocasião. Depois, no segundo corte, o vereador do PSD questiona o porquê de, “ao contrário do passado [quando o governo era do PSD], agora não haver manifestações” promovidas pela Câmara devido aos gravíssimos problemas na prestação de cuidados primários de saúde quer nas Extensões, quer no SAP de Baião. “Não entendo o porquê?”, interrogou o vereador, dizendo-se, contudo, opositor a manifestações. 

Na reunião de Câmara seguinte, a 29 de novembro, o vereador denunciou a censura de que havia sido alvo: “Eu acho inadmissível que isto aconteça. As gravações devem ser publicadas integralmente. Não dei autorização para que as minhas palavras fossem anuladas e como tal agradecia que reponham as imagens”, exigiu o vereador do PSD. 

Paulo Portela diz perceber muito bem que “aquilo que estava a falar sobre a saúde, para o PS, não é conveniente sair, mas é aquilo que, com coragem, nós achamos que é o que vai acontecer e as pessoas não podem ser enganadas. Eu sei que é difícil assumir isto mas é a verdade”, refere Paulo Portela. 

VEREADOR IMPEDIDO DE USAR A DEFESA DA HONRA

Um outro sinal de falta de democracia e autoritarismo, cada vez mais frequente na gestão do socialista Paulo Pereira, foi vivido na reunião de 29 de novembro: decorria o Período Antes da Ordem do Dia, e depois de uma longa intervenção do presidente de câmara, em que teceu os mais diversos considerandos  sobre as intervenções dos vereadores do PSD, Paulo Pereira impediu o vereador Paulo Portela de usar a figura de Defesa da Honra. 

O vereador do PSD pretendia defender-se das intervenções dos vereadores e do presidente da Câmara que durante 1h30 minutos dissertaram, nomeadamente, sobre as questões e observações levantadas pelos vereadores do PSD. Convém explicar que o Período Antes da Ordem do Dia, nas reuniões de câmara, tem a duração de 60 minutos, nos quais os vereadores do PSD só podem falar durante 10 minutos (cinco minutos por cada vereador). O tempo restante é usado pelo presidente da Câmara para dizer o que muito bem lhe apetece sem qualquer contraditório.  Ainda segundo o regulamento das reuniões de câmara, cada membro do Executivo Municipal tem 5 minutos para Defesa da Honra. “Ficamos agora a saber que é o Presidente de Câmara que define quando é que a honra de terceiros foi ofendida. Ridículo, para não dizer outra coisa”, sublinha Paulo Portela . 

Assim, os vereadores do PSD refutam a postura prepotente, arrogante e não raras vezes paternalista do presidente da Câmara, Paulo Pereira, durante as reuniões do Executivo Municipal e que são bem perceptíveis nas gravações… desde que não haja lápis azul! "