Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Coimbra - 2023Mai13 às 21h00 - Concerto de Homenagem Estudantil a Adriano Correia de Oliveira, no Conservatório de Música de Coimbra

image.png

Coimbra - 2023Mai13 às 21h00 - Concerto de Homenagem Estudantil a Adriano Correia de Oliveira, no Conservatório de Música de Coimbra

Breve Introdução

  • Concerto de homenagem estudantil a Adriano Correia de Oliveira, cantor marcante da música de intervenção e figura maior da nova trova de Coimbra.

Neste espectáculo, jovens artistas estudantes e convidados, em estilos diversos, prestam o justo tributo a um dos maiores da música portuguesa: voz da liberdade da justiça social, que esteve sempre na luta pela autonomia estudantil bem como ao lado do seu povo na resistência e na construção da democracia.

Sinopse

  • Adriano Correia de Oliveira, com um timbre ímpar e enorme coragem, interpretou palavras de luta contra a ditadura fascista e, após a revolução, de apoio e defesa das conquistas de Abril. Muitas das suas canções são, ainda hoje, hinos de resistência. Nesta sessão, serão lembradas algumas das suas canções mais emblemáticas e relembrados alguns momentos de tertúlias musicais estudantis da época.

Infs. Adicionais

  • Com o projecto ADRIANO80, as comemorações do 80º aniversário de Adriano Correia de Oliveira tiveram início em Abril de 2022. Concertos, tertúlias, exposições, oficinas, edição de livros, são apenas alguns dos eventos que têm decorrido um pouco por todo o país e que se estenderão para lá do corrente ano.

O Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira (CACDACO), com sede em Avintes, regozija-se por estar a promover esta justíssima homenagem em perfeita sintonia com representantes da academia de Coimbra, sejam estudantes representados pela DG da AAC, ou pelas Repúblicas ou pelos organismos culturais associativos(Tuna, CMUC, Orfeão, Citac, Teuc, Gefac) ou secções como a Secção de Fado da AAC. Associações culturais da cidade associaram-se também a esta homenagem como foi o caso da Cooperativa Bonifrates, a Escola da Noite, o Teatrão. Realçamos ainda o apoio verbal da Reitoria e da Câmara Municipal de Coimbra. O Centro Adriano como associação sem fins lucrativos com 27 anos de existência, tem por objectivo honrar e promover a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira. Relembrando o seu exemplo, a sua clara e distinta voz, de modo a inspirar novas gerações também pela sua intervenção e notável firmeza na defesa da liberdade, no combate às desigualdades e na sua imensa capacidade de criar pontes.

Cartaz/Programa

  • Cooperativa Bonifrates

  • Coro Misto da Universidade de Coimbra

  • Secção de Fado da AAC

  • F. Mendes

  • Janita Salomé

  • Tuna Académica da Universidade de Coimbra

  • Convidados surpresa

Bilhetes à venda no local e nos locais habituais das redes sociais.