Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

“VIVÊNCIAS DA CHULA”

chula 1.jpg

Os Andarilhos, promotores do projeto de inclusão cultural Miscelândia, vão realizar um evento subordinado ao tema VIVÊNCIAS DA CHULA. Neste encontro, são chamados a conversar sobre a Chula e as suas vivências, quer a comunidade, que diretamente mais vivenciou esta prática musical e coreográfica, quer especialistas que estudam os contornos associados à música da tradição portuguesa e principalmente da Chula.

Muito mais do que falar dos instrumentos que eram usados naqueles encontros, o objetivo é conversar com o público sobre a prática musical, que integra componentes tão diversificadas quanto o descante, as diversas melodias, a possibilidade de novas abordagens de harmonização, que tendem a enriquecer a Chula enquanto elemento identitário da região do Douro Verde, e mais especificamente na Serra da Aboboreira, sempre associado à dança, pretendendo-se, desta forma, dar continuidade e reforçar o conhecimento desta prática junto das novas gerações.

O evento irá decorrer no dia 13 de maio, a partir das 15h00, no Jardim Dr. José Teixeira da Silva, junto à Loja de Turismo do centro da Vila de Baião.

Programa

15h00 – Apontamentos musicais sobre a Chula com artistas locais

 

16h00 – Conversas em torno da Chula com a comunidade desenvolvida e moderada por:

Levi Leonido - Universidade de Trás-Os-Montes;

Napoleão Ribeiro – Antropólogo e Músico;

Ricardo Almeida – Sociólogo e Músico

17h30 – Petisco e animação musical espontânea

18h30 – Atuação do Grupo de Música Tradicional Portuguesa – PROPAGODE

21h30 - Baile de Chula com a Banda CHULADA DA PONTE VELHA