Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Baião aprova Plano Intermunicipal de Fogo Controlado para a Serra do Marão 2023-2028
A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Baião (CMGIFR) reuniu-se no passado dia 20 de novembro, numa sessão onde se debateram questões cruciais relacionadas com a prevenção e gestão de incêndios rurais no concelho.
Presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, a reunião contou com a participação do Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, dos Comandantes das Corporações dos Bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, Alexandre Pinto e Márcio Vil, respetivamente, e do Comandante da G.N.R. de Baião, José Alves. Também estiveram presentes os representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Paulo Bessa e Artur Borges, o representante da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, António Neto, o representante da NAVIGATOR, Marco Ferreira, o representante da ALTICE, Francisco Rosado, bem como representantes das juntas de freguesias do concelho, eleitos em Assembleia Municipal, Daniel e Guedes e António Vieira, para além de técnicos da autarquia.
Na reunião efetuou-se um balanço das ocorrências de incêndios rurais que aconteceram no Concelho, em 2023. Nesse âmbito, analisaram-se os locais com maior recorrência de incêndios, as áreas ardidas e suas implicações bem como medidas de prevenção e mitigação do problema.
Sobre este assunto, o vice-presidente e vereador responsável pela Proteção Civil, Filipe Fonseca, sublinhou “o excelente trabalho realizado por todos os envolvidos” (Bombeiros, GNR, ICNF, Equipas e Brigadas de Sapadores Florestais), nomeadamente as corporações do concelho “que disponibilizaram a maioria dos recursos e demonstraram, mais uma vez, toda a sua dedicação, coragem e profissionalismo”. O autarca deixou ainda “uma palavra de apreço aos militares da GNR pela sua proatividade e disponibilidade em todos os momentos”, bem como aos autarcas de freguesia pelo “permanente acompanhamento e apoio à população”, frisou.
Foi, ainda, emitido parecer favorável à proposta de Plano Intermunicipal de Fogo Controlado (PFC) para a Serra do Marão 2023-2028.
Esse Plano, incidirá sobre uma área total de 1142,5 hectares (dos quais, 336 inscritos em Baião), e tem como objetivos centrais:
- Dar resposta à área percorrida por grandes incêndios florestais e criar condições de renovação de pastagens através da compartimentação do território, criando barreiras à sua propagação, e permitindo simultaneamente utilizá-las como zonas seguras para combate, bem como tratar os pontos multiplicadores e de aceleração do fogo;
- Renovar e melhorar pastagens permitindo melhorar a palatibilidade e digestibilidade do pasto para os animais;
- Criar um mosaico na paisagem essencial para a manutenção da biodiversidade e melhoria dos habitats para a fauna existente;
- Promover ativamente a proteção dos povoamentos florestais consolidados, bem como permitir a expansão dos bosques autóctones que estão em franco crescimento, sobretudo nas linhas de água acima da cota dos 1000m.