Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Baião | Mostra do Peixe do Rio voltou a deliciar os apreciadores

5.jpg

Realizou-se nos dias 5 e 6 de maio, em Santa Cruz do Douro, junto à estação de Aregos (Tormes), Baião, a IV. ª Mostra do Peixe do Rio. Um regresso muito apreciado, após um interregno por força da pandemia, e que atraiu muitos apreciadores. Um cartaz que também promove o Turismo, cujo “crescimento que se tem verificado em Baião se deve, também, a estes eventos que promovem o nosso território através do melhor que temos para oferecer. E o Turismo é muito importante para nós, para a nossa economia, contribuindo, por essa via, para melhoria da qualidade de vida das nossas populações”, sublinhou o Presidente da Câmara, Paulo Pereira, na abertura do evento.

O Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, saudou o regresso da iniciativa, elogiando a “organização, a vontade e o empenho em promover os produtos locais e o convívio da população”.

No seio de uma paisagem deslumbrante, junto ao Douro, a Mostra do Peixe do Rio, organizada pela União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, com apoio da Câmara Municipal de Baião, além do peixe do rio, onde pontuaram o barbo, o lúcio, o achigã, o muge, entre outros, confecionados de acordo com a tradição local, e sempre acompanhados pelos bons vinhos locais, apresentou ainda doçaria local, compotas, licores, artesanato, entre outros produtos locais e regionais.

O Presidente da União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, António Vieira, deu nota de que a “Mostra do Peixe do Rio” é uma forma de “promover e dinamizar a freguesia”, sendo, por outro lado, “um evento que faz recordar a importância que a pesca e o peixe do rio já tiveram na vida de muitas famílias da zona ribeirinha”, explicou o autarca.

A iniciativa proporcionou dois dias de grande convívio à volta de sabores e tradições, onde a animação esteve sempre presente, com as atuações do Grupo de Concertinas "Os Monteiros do Lameirão", um desafio de concertinas, bem como de Igor Teixeira no saxofone, do Rancho Folclórico de Santa Cruz do Douro e ainda de Pedro Mota & Andreia Vieira.