Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

NOTA DE IMPRENSA | PSD Baião | Visita às cesteiras de Frende e às bengalas de Gestaçô

image_6483441.JPG

No âmbito da campanha para as eleições legislativas, no passado domingo, os candidatos a deputados à Assembleia da República pelo PSD, com alguns militantes do PSD e da JSD, visitaram alguns dos artesãos Baionenses, que ainda trabalham afincadamente para preservar o nosso património cultural e tão ímpar do nosso concelho.

Tanto as cestas de Frende como as bengalas de Gestaçô, correm sérias dificuldades para garantirem a continuidade desta arte. Em conversa com os artesãos, verificamos a necessidade de apoio logístico e de divulgação, para que estas atividades não se percam no tempo.No caso das cesteiras, existe uma dificuldade acrescida, nomeadamente ao nível do acesso à matéria-prima (piorna), que poderia ser facilmente resilvida.

Tendo em conta as poucas pessoas que o fazem de momento, é de primordial interesse que se impulsione o crescimento do artesanato que ainda está presente no nosso concelho, e se faça dele um negócio rentável, de forma a incutir alguma vontade de aprendizagem nas gerações mais novas, criando todo o ambiente favorável para que este património sejaponto de passagem no nosso cartão de visita.

Estas atividades já foram em tempos a fonte de subsistência de muitas famílas, e nós acreditamos que com o empenho certo o poderão voltar a ser, porque para além de se tratarem de peças com uma beleza excecional, tratam-se também de peças de artesanato com bastante utilidade na vida das pessoas. Não podemos esquecer que nomeadamente as bengalas de Gestaçô, são distribuídas por todo o país, fazendo parte da vida de muitos jovens finalistas na Queima das Fitas.

Se no dia 30 de janeiro, o PSD vencer as eleições legislativas, os nossos candidatos a deputados Ana Raquel Azevedo e Nuno Sá Costa serão eleitos no Parlamento da República, e lutarão por causas como esta com toda a determinação que os caracteriza