Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

À descoberta da identidade Made In Tâmega e Sousa, em três eventos distintos

MadeINTamegaeSousa_Travanca.png

 

 

16 de fevereiro (Mosteiro de Travanca), 16 de março (Mosteiro de Pombeiro) e 13 de abril (Mosteiro de Ancede)

O projeto Made In Tâmega e Sousa convida, em três ocasiões distintas, profissionais do sector do turismo, a (re)descobrir o património cultural da região, através da degustação de receitas confecionadas com produtos endógenos, a apresentar diferentes registos, em termos de proposta gastronómica. O primeiro encontro ocorrerá no próximo dia 16, no Mosteiro de Travanca, com o chefe Miguel Cardoso; o segundo no dia 16 de março, no Mosteiro de Pombeiro, com o chefe Pedro Machado; e o terceiro, no dia 13 de abril, no Mosteiro de Ancede, com o chefe António Queiroz Pinto.

Os eventos terão início às 17h30 e incluem, no seu programa, visita às igrejas dos mosteiros, momentos de partilha literária e musical, bem como degustação com 2 chefes – o chefe coordenador, Renato Cunha, e os chefes convidados para cada iniciativa.

Em Travanca, os convidados poderão acompanhar o processo de confeção das receitas com técnicas ancestrais, em um showcooking com potes de ferro fundido e fogo vivo, no claustro intimista do mosteiro, e um serviço que será mais informal.

Em Pombeiro o serviço será realizado em uma mesa única, num registo mais formal, com menu degustação. Já em Ancede, serão apresentados dois momentos: o primeiro no antigo refeitório com showcooking e serviço em pequenas doses, para mostrar os produtos de forma mais criativa, e depois migrar para zona das ruínas da cozinha, que tem uma chaminé imponente, para o culminar com um ou dois potes, a confecionar um prato de conforto.

A cozinha que Renato Cunha preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável – uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.

Nos três eventos serão utilizadas plantas aromáticas do Tâmega e Sousa, como condimentos, mas também servidas em infusões, que serão harmonizadas com a gastronomia apresentada pelos chefes, num conceito criado pela Infusões com história, o Tea Experience.

O receituário das principais propostas apresentadas em cada momento gastronómico será documentado em uma revista de receitas, para instigar o interesse na utilização dos mesmos produtos por outros operadores dentro e fora do território, bem como pelos consumidores.

Para homenagear mais uma vez o território, a animação musical e literária terá excertos com viola Amarantina e declamação de poesia, tendo como inspiração autores notáveis do território, nomeadamente Agustina Bessa Luís, no centenário do seu nascimento, o poeta António Nobre e Eça de Queiroz.

Durante a tarde, nas mesmas datas, serão realizados workshops e sessões de networking e visitas técnicas com produtores do Tâmega e Sousa.

O Made in Tâmega & Sousa, promovido pela Associação Empresarial de Vila Meã, visa a promoção dos produtos endógenos da região e prevê a execução dos eventos referidos, ações de capacitação com os produtores da região, uma monografia dos produtos endógenos, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel, uma revista de receitas, bem como a comunicação de todas estas atividades no Facebook e Instagram. O culminar deste projeto ocorrerá no Centro de Interpretação da Escultura Românica, num Seminário de Encerramento, a realizar-se no dia 27 de abril.

O projeto Made In Tâmega e Sousa é promovido pela Associação Empresarial de Vila Meã, em parceria com entidades locais, representando um investimento aproximado de 200 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER