Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 12 - Julho 2021

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 12 - Julho 2021

SOCIEDADE E CULTURA | Adriano Correia de Oliveira | c/video

Adriano.jpg

Adriano80 – Info01 – 2021Fev15

Informação aos elementos da Comissão Promotora

das Comemorações dos 80 Anos de Adriano Correia de Oliveira

1 – A Comissão Promotora das Comemorações dos 80 Anos de Adriano Correia de Oliveira tem já 176 aderentes individuais convidados que aceitaram participar (desde o Dr. Lopes de Almeida à Drª. Zélia Afonso, passando por Isabel Niza, Teresa Portugal e por escritores e jornalistas, ou por cantores como o Prof. Barata Moura, João Queirós, Luís Cília, Manuel Cruz, Manuel Freire, Mário Mata, Paulo de Carvalho, Samuel, Sérgio Godinho e outros, ou músicos como o Fausto Neves, Manuel Alegre Portugal, Paulo Vaz de Carvalho, além de outros amigos do Adriano nomeadamente intelectuais, personalidades ou mesmo simples trabalhadores que sentem grande honra em poder homenagear Adriano, mas já contamos até com alguns residentes no Canadá que não quiseram deixar de homenageá-lo) e estão ainda a decorrer mais cerca de 40 contactos. A Comissão tem também já 12 Instituições aderentes entre Câmaras Municipais e Colectividades. Quando possível, o Centro Adriano abrirá um sítio na Internet quem além de outros conteúdos terá um local para adesão livre a esta Comissão Promotora.

2 – Está em franco progresso a construção do argumento para editar um livro de BD (Banda Desenhada) sobre episódios da vida do Adriano. O trabalho de desenho do João Mascarenhas tem grande ajuda no argumento do Paulo Vaz de Carvalho, Rui Pato, Paulo Sucena e D. Filomena Oliveira (irmã do Adriano). Tentaremos que no futuro integre o Plano Nacional de Leitura. A BD sobre Adriano tem a capa e mais de uma dezena de páginas (sobre infância e chegada a Coimbra) já desenhadas e pintadas. Para as cerca de 50 páginas projectadas é uma iniciativa com muito bom andamento. Vamos iniciar a procura de apoiantes para a 1ª edição (1.500 exemplares).

3 – Está também a avançar o projecto de edição de um livro de evocação do Adriano com produção do Centro Adriano e da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Projecta-se um livro ilustrado de até cerca de duzentas páginas (dependendo dos contributos recebidos). Temos ilustradora (Ana Biscaia) já a trabalhar na matéria. Fizemos mais de 70 convites para participação no livro (desde o Dr. Adão Cruz, ao cantor Vitorino, passando por Alfredo Maia, Arnaldo Trindade, César Príncipe, Duarte Mangas, Jerónimo de Sousa, João Paulo Guerra, José António Gomes, Júlio Roldão, Manuel Alegre, Maria do Amparo, Mário de Carvalho, Paulo Sucena, Rui Pato, Viale Moutinho, entre outros), já nos chegaram cerca de 25 contributos e ainda estamos a fazer mais alguma meia dúzia destes contactos.

4 – Espectáculo no Porto – Há um grupo de trabalho a tentar concretizar um grande espectáculo musical no Porto se possível no próprio dia do 80º Aniversário do Adriano em 2022Abr09.

5 - Estamos a preparar um grupo de trabalho para conceber e produzir uma exposição sobre a vida e obra do Adriano que em múltiplas edições possa fazer itinerância por freguesias, escolas e colectividades do Norte, do Centro e do Sul do país.

Para os amigos do Adriano com especial dedicação aos mais ocupados ou com menor disponibilidade para acompanhar as diversas iniciativas voltaremos, em breve, a informar sobre o andamento das iniciativas Adriano80.

Por favor divulguem pelos amigos do Adriano! Obrigado.

2021Fev15 – A Comissão Executiva da C. Promotora

Centro Artístico Cultural e Desportivo