SAÚDE | Quando colocar frio ou quentes nas lesões articulares e musculares? (por Tiago Valente - Fisioterapeuta)
Geralmente, há confusão e dúvida no uso de calor ou quente em lesões do sistema músculo esquelético. A aplicação destes é diferenciada pela fase de lesão dos tecidos e respetiva fase inflamatória.
Deste modo, por norma, aplica-se frio, um saco de gelo por exemplo, em lesões agudas, isto é, logo imediatamente ao evento traumático, por exemplo entorse do tornozelo.
O frio tem como função diminuir a inflamação, por via de diminuição do fluxo sanguíneo, na região afetada. Desta forma, controla-se a dor e inflamação.
É aconselhado fazer gelo três vezes ao dia por 10 minutos de cada vez, isto nas primeiras 48 horas após a lesão, dependendo também da extensão e gravidade da lesão.
Por outro lado, o calor está mais indicado para lesões crónicas, isto é, com uma duração já significativa. Estamos a falar de semanas de instalação, por exemplo artroses articulares.
O calor promove a irrigação dos tecidos pelo sangue o que promove a oxigenação dos tecidos e remoção de substâncias prejudicial, favorecendo a cicatrização, sensação de conforto e diminuição da dor.
No entanto, se tem dúvidas consulte um profissional de saúde.
Fisioterapeuta Tiago Valente
Cédula profissional: c-022005072