Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

SAÚDE | Quando colocar frio ou quentes nas lesões articulares e musculares? (por Tiago Valente - Fisioterapeuta)

Tiago Valente_Fisioterapeuta.jpg

Geralmente, há confusão e dúvida no uso de calor ou quente em lesões do sistema músculo esquelético. A aplicação destes é diferenciada pela fase de lesão dos tecidos e respetiva fase inflamatória.

COMPRESSA QUENTE ou FRIA? Gelo ou Calor? - Medicina OrtopédicaDeste modo, por norma, aplica-se frio, um saco de gelo por exemplo, em lesões agudas, isto é, logo imediatamente ao evento traumático, por exemplo entorse do tornozelo.

O frio tem como função diminuir a inflamação, por via de diminuição do fluxo sanguíneo, na região afetada. Desta forma, controla-se a dor e inflamação.

É aconselhado fazer gelo três vezes ao dia por 10 minutos de cada vez, isto nas primeiras 48 horas após a lesão, dependendo também da extensão e gravidade da lesão.

Fisioterapeuta explica quando usar água quente e fria nas lesões – SaúdePor outro lado, o calor está mais indicado para lesões crónicas, isto é, com uma duração já significativa. Estamos a falar de semanas de instalação, por exemplo artroses articulares.

O calor promove a irrigação dos tecidos pelo sangue o que promove a oxigenação dos tecidos e remoção de substâncias prejudicial, favorecendo a cicatrização, sensação de conforto e diminuição da dor.

No entanto, se tem dúvidas consulte um profissional de saúde.

Imagens de Dor nas articulações, fotografias de stock Dor nas articulações  | Depositphotos

Fisioterapeuta Tiago Valente

Cédula profissional: c-022005072