Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Saúde | Já há 37 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

variola dos macacos

Foram confirmados mais 14 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal, elevando para 37 o total de casos confirmados, informa hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

Há agora casos da doença nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

"Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Entre as amostras disponíveis, foi identificada, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva", lê-se no comunicado.

 

De acordo com a DGS, aguardam-se resultados relativamente a outras amostras.

"Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório. Estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados, como objetivo de identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos", diz também o comunicado.

A última atualização, feita na passada sexta-feira, apontava para um total de 23 casos no país.

A DGS aconselha a que os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, procurem aconselhamento clínico.

 TOMÁSIA SOUSA