Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Sabe distinguir as abelhas e as vespas? A Europeia, a Asiática e a Abelha do Mel

por José Pereira (zedebaiao.com)
 

Saiba distinguir a vespa asiática da vespa crabro.

A vespa asiática (Vespa velutina) é considerada uma espécie invasora, tendo entrado acidentalmente na Europa há cerca de década e meia, proveniente dos países asiáticos.

É um inseto da família das vespas de grandes dimensões (se comparado com a vespa comum), mas que partilha semelhanças com outra espécie de vespa naturalmente existente no território nacional, a Vespa crabro (ver figura abaixo).

 

 

vespa velutina, 

é mais escura na zona anterior do corpo, tem as pontas das patas amarelas e apenas uma espessa faixa amarela ou alaranjada na parte final do abdómen.

 

vespa crabro, 

tem a zona anterior do corpo e as patas castanhas, exibindo várias faixas amarelas no abdómen.
Ambas podem medir 2 a 3 cm de comprimento ou até mais.O facto de ser invasora leva a que seja responsável por alguns danos à fauna e flora do nosso país bem como prejuízos económicos, destacando-se os seguintes:

  • Prejuízos na apicultura – a vespa asiática é um predador da abelha melífera levando por vezes à perda de colmeias inteiras;
  • Prejuízos na produção agrícola – por via direta, na destruição de frutos de que se alimenta em algumas fases da sua vida e, por via indireta, ao matar as abelhas interfere na polinização das plantas e árvores em geral e pode afetar a biodiversidade a médio/longo prazo;
  • Riscos de segurança para as pessoas – comparativamente a outras vespas é mais agressiva face à aproximação do seu ninho.Em geral uma vespa asiática em voo não é mais perigosa que outra vespa qualquer, mas responde com ataques em enxame caso sinta o seu ninho ameaçado num raio de cerca de 5 metros.

Toda a informação sobre este assunto, online em iniav.pt.

Em caso de avistamento do ninho das vespas deve manter uma distância segura e informar os serviços municipais de proteção civil.

 

A abelha-europeia - é esta que produz o mel e é essencial para a vida.

A abelha-europeia é uma abelha social, de origem europeia, cujas obreiras medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pelos do tórax mais escuros. Também é chamada abelha-alemã, abelha-comum, abelha-da-Europa, abelha-de-mel, abelha-doméstica, abelha-do-reino, abelha-escura, abelha-Europa, abelha-preta e oropa. Wikipédia

Expectativa de Vida30 – 60 dias (Fêmea, Operária, na primavera, no outono), Mais informação
 

undefined