Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho | António Gedeão

ag.png

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, nasceu em Lisboa, #nestedia 24 de novembro de 1906. Químico, professor do ensino secundário, pedagogo, investigador e divulgador da Ciência em Portugal, foi também poeta sob o pseudónimo de António Gedeão.

“Movimento Perpétuo” (Coimbra) foi o seu primeiro livro de poesia, publicado em 1956. Anos depois publica a peça de teatro “RTX 78/24”. Como celebração do IV Centenário do nascimento de Galileo Galilei, escreveu o "Poema para Galileo", publicado, em edição bilingue, pelo Instituto Italiano di Cultura. Este poema, assim como a "Pedra Filosofal" e a "Lágrima de Preta", foram cantadas e musicados por Manuel Freire e amplamente partilhados num país marcado pela violência da guerra colonial e da repressão da ditadura.
A sua poesia inspirou o sonho de uma geração, na terna convicção de que “sempre que o homem sonha / O mundo pula e avança / Como bola colorida / Entre as mãos de uma criança”.
Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada, e o dia do seu nascimento, desde 1997, celebrado como Dia Nacional da Cultura Científica.
António Gedeão acabou por falecer no dia 19 de fevereiro de 1997, aos 90 anos.