Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Região | Rota do Românico e Guardiões do Castro de Arados promovem visitas e apresentação de livro em Alpendorada

alp.jpg

Rota do Românico e Guardiões do Castro de Arados promovem visitas e apresentação de livro em Alpendorada

A vila de Alpendorada, no Marco de Canaveses, recebe, no próximo sábado, 14 de janeiro, a apresentação do livro “Os arcos memoriais e marmoirais, da Idade Média à atualidade”, de Joaquim Luís Costa.

Editado pela Rota do Românico, no âmbito do Centro de Estudos do Românico e do Território, o livro analisa um tipo de monumentos medievais que apenas subsiste em Portugal, sendo que três dos sete exemplares conhecidos se localizam no atual itinerário da Rota do Românico: Memorial de Alpendorada (Marco de Canaveses), Memorial da Ermida (Penafiel) e o Marmoiral de Sobrado (Castelo de Paiva).

Em Alpendorada, no dia 14, o programa de atividades, de acesso gratuito, prevê a visita ao Memorial às 14:30 horas, seguindo-se a apresentação do livro às 15 horas, no Museu da Pedra (no edifício da Junta de Freguesia), que incluirá momentos musicais a cargo de Fernando Costa, sessão de autógrafos e um Verde de Honra. No final, os participantes poderão visitar ainda o Engenho do Linho.

Este evento é organizado pela Rota do Românico e pelo grupo Guardiões do Castro de Arados, com o apoio da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão e da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

O autor da publicação é Joaquim Luís Costa, técnico superior da Rota do Românico. Licenciado em Ciências Históricas, mestre e doutor em Ciência da Informação, conta também com duas outras obras já editadas pela Rota do Românico: “Manuel de Faria e Sousa. Cidadão do mundo e das letras ao serviço de Portugal” e “Mafalda e a Luz, uma história românica”.

A edição de “Os arcos memoriais e marmoirais, da Idade Média à atualidade” enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).