Opinião | Artur Borges (trasladação de Eça de Queiroz)
O Baião Canal | Jornal estabeleceu contacto com Artur Carvalho Borges, no sentido de nos dar a sua opinião relativamente à Resolução da iniciativa do deputado José Luís Carneiro, sobre a qual já aqui demos notícia e que visou determinar a constituição de um grupo de trabalho com a incumbência de definir e orientar o programa de trasladação do escritor Eça de Queiroz para o Panteão Nacional.
Tendo Artur Carvalho Borges sido um dos impulsionadores da constituição da Fundação Eça de Queiroz e estado envolvido no apoio à trasladação dos restos mortais do Escritor, de Lisboa para o jazigo da família, sito no cemitério de Santa Cruz do Douro, ao tema em apreço, transmitiu-nos a seguinte mensagem:
"O sentimento de perda que sinto na transladação dos restos mortais de José Maria Eça de Queirós.
Na ocasião da transladação de Lisboa para Santa Cruz do Douro a iniciativa partiu da Exma. Senhora Dª Maria da Graça Salema de Castro, neta por afinidade. As entidades oficiais, na ocasião, colaboraram na opção da Dª Maria da Graça. Relativamente à situação atual, continua a ser uma decisão da família a que legitimamente tem direito, pelo que não vou interferir nessa decisão que, somente, à família compete. Reafirmo contudo o sentimento de perda que sinto.
Agradeço a vossa atitude em me ouvir. Caso entenda ser necessário uma outra intervenção, estou disponível."