O Baião Canal Jornal associou-se ao movimento da Hora do Planeta
Convidamos todos os leitores a assinar aqui a petição que visa requerer aos líderes mundiais que parem com a crise climática.
Importa saber que:
- A emergência climática representa uma ameaça existencial à nossa sobrevivência;
- Milhões de pessoas têm vindo a ser desalojadas e deslocadas devido aos incêndios, a inundações e a supertempestades, que afetam desproporcionalmente as pessoas que vivem na pobreza e marginalizadas em todo o mundo;
- Está a ser ameaçado o abastecimento de alimentos;
- A água potável tem vindo a sercar em diversas regiões do mundo, destruindo partes da natureza que simplesmente não podemos reconstruir.
- Os nossos oceanos estão a ser ameaçados;
- Os especialistas têm vindo a alertar que é urgente impedir o aquecimento do planeta acima de 1,5 °C, mas temos de agir agora e com ousadia para que esse objetivo seja atingido;
- Se formos capazes de criar uma base de apoio para as ações sobre as mudanças climáticas, poderemos convencer os líderes mundiais a agir.
Mas inda há motivos para a esperança.
Os especialistas acreditam que podemos manter o nosso planeta com sobrevivência se evitarmos que a Terra aqueça além de 1,5 °C.
Para conseguir isso, os líderes mundiais precisam cortar drasticamente as emissões que causam o aquecimento global e proteger partes do meio ambiente, como florestas e gelo marinho, que capturam naturalmente poluentes prejudiciais.
Sabemos que os líderes mundiais são mais propensos a agir quando nos ouvem na qualidade de Cidadãos Globais.
Assim, na qualidade de cidadãos globais, sugerimos aos nossos leitores que assinem aqui a petição que visa recomendar aos líderes mundiais que:
1. Parem com as mudanças climáticas, comprometendo-se com planos ambiciosos de mitigação que cortem significativamente as emissões de gases poluentes e limitem o aquecimentio do planeta a 1,5 °C. Se for mantido o ritmo atual de emissões de gases de efeito estufa, este valor só poderá ser alcançado entre 2030 e 2052;
2. Garantam apoios para as comunidades marginalizadas e para todas as pessoas que vivem na pobreza, sendo estas as que já estão a sofrer o maior impacto das consequências das mudanças climáticas;
3. Apoiar os esforços dos países com menores recursos económicos para os ajudar a reduzir as suas próprias emissões de gases poluentes e a fazer investimentos verdes.
Juntos e unidos, temos o poder de definir um rumo para um futuro seguro e estável, mas temos de agir agora e com ousadia.
Juntos podemos fazer a diferença garantindo um futuro para todos.
História da Hora do Planeta
Iniciado em Sydney, em 2007, pelo World Wildlife Fund (WWF) e seus parceiros, como um evento simbólico ( WWF Portugal)
A Hora do Planeta é agora um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente. Realizada todos os anos no último sábado de março, a Hora do Planeta envolve milhões de pessoas em mais de 180 países e territórios, desligando suas luzes para mostrar apoio ao nosso planeta.
Mas a Hora do Planeta vai muito além da ação simbólica de desligar - ela tornou-se um catalisador para o impacto ambiental positivo, levando a grandes mudanças legislativas ao aproveitar o poder das pessoas e da ação coletiva.
A Hora do Planeta é de código aberto e damos as boas-vindas a todos, qualquer pessoa, para participar e ajudar a ampliar nossa missão de unir as pessoas para proteger nosso planeta.