Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

NOTA DE IMPRENSA | Primeiro-Ministro inaugura Mosteiro de Ancede - Centro Cultural, após requalificação

MACC.jpg

A Câmara Municipal de Baião inaugura, a 21 de abril, pelas 10h30, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural (MACC), que contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, para assinalar a requalificação que transforma o Monumento de Interesse Público num novo Centro Cultural.

 

Tratando-se de um complexo que inclui várias unidades, o Mosteiro integra simultaneamente projetos de dois arquitetos – Siza Vieira, cujo trabalho se materializa no Mosteiro, na Casa dos Moços e no Adro da Igreja (em execução) e Daniel Vale, que assina a obra referente à Igreja. Já projetados, mas a aguardar financiamento, estão os celeiros, o parque de estacionamento, o pombal, a eira, as cercas e os jardins.

 

O icónico Mosteiro, cuja origem é anterior à fundação de Portugal, tem sido alvo desde 2001, de cinco fases de intervenção destinadas a conservar, restaurar e reabilitar o espaço nas diversas valências, dotando-o, atualmente, de um claustro com capacidade para 300 pessoas, a que se junta um auditório com 80 lugares e espaços expositivos capazes de acolher várias dezenas de pessoas por hora, para além da área exterior, com vários hectares de produção agrícola, e onde as eiras podem receber até 2 milhares de visitantes.

 

Com este projeto, a Câmara Municipal de Baião encerra um ciclo de apetrechamento de equipamentos e de infraestruturas que, na estratégia do Município, representa uma importante aposta na qualidade de vida da população, na qual a componente cultural se reveste de particular importância. Um Centro Cultural em Baião, virado para toda a Região, assume-se como um dos pilares do desenvolvimento local, constituindo uma oportunidade para atrair cultura cosmopolita, inesperada e com um cunho de modernidade num contexto de tradição que orgulha Baião.