Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Nota de imprensa | Igreja de Santo Isidoro alvo de obras de conservação

Igreja-Santo-Isidoro-3.jpg

Igreja de Santo Isidoro, no Marco de Canaveses, vai ser alvo de obras de conservação e salvaguarda a partir desta semana. A assinatura do auto de consignação da empreitada está agendada para 2 de março, pelas 15 horas.

A intervenção, com o prazo de 180 dias, irá incidir nas coberturas, paredes, vãos, pavimentos e tetos da igreja, bem como na valorização do adro.

Representa um investimento de cerca de 162 mil euros, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (Norte 2020), e em 15% pelo Município de Marco de Canaveses, no âmbito da operação "Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo – Tâmega (2.ª Fase)", apresentada pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega.

A Igreja de Santo Isidoro, cuja construção remonta à segunda metade do século XIII, inscreve-se num cruzamento de influências estilísticas disseminadas a partir de três áreas principais do românico português: Porto, Braga-Rates e bacia do Sousa.

Destaca-se, no exterior, o seu elaborado portal principal e, no interior, o bem preservado conjunto de pintura a fresco, que preenche parte da parede fundeira da capela-mor, com várias representações hagiográficas, obra datada de 1536 e autografada por um pintor de nome Moraes.

Em 2010, a Igreja de Santo Isidoro foi integrada na Rota do Românico e, em 2013, foi classificada como Monumento Nacional.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.