Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

NOTA DE IMPRENSA | CM DE BAIÃO | Programa “Património Cultural”

09 Sta Marinha.jpg

Câmara Municipal de Baião assegura financiamento europeu para obras na Igreja de Santa Marinha do Zêzere

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Baião aos fundos comunitários para a conservação e restauro da Igreja Paroquial de Santa Marinha do Zêzere foi aprovada.

Os fundos europeus, no âmbito do programa Património Cultural vão financiar 85% do valor da empreitada, que será lançada a concurso público pela Câmara Municipal de Baião.

Estima-se um valor base de obra de 372 mil euros, sendo a autarquia baionense responsável por suportar 15% deste valor.

De lembrar que a Igreja de Santa Marinha do Zêzereé uma das classificadas no concelho de Baião como Monumento de Interesse Público. Existe também um protocolo formalizado com a Diocese do Porto que permite que as igrejas estejam com portas abertas à visitação. Estas obras visam, portanto, não apenas melhorar as condições de utilização da igreja por parte da comunidade, como também valorizar o património cultural e artístico ali existente e inserem-se na estratégia de atração de visitas ao nosso território, condição importante para a atribuição de apoios para a obra.

Igreja_Santa_Marinha_Zezere_6_visitbaiao_portugal.IGREJA S.M. ZEZERE

TRABALHOS PREVISTOS

A intervenção vai contemplar trabalhos de construção civil e de eletricidade, entre eles revisão da cobertura, rebocos interiores, substituição de portas e pinturas.

Uma das peças mais emblemáticas deste templo, o Órgão de Tubos, será também alvo de conservação e restauro, aí serão desenvolvidos trabalhos de restauro da máquina e dos instrumentos, bem como, substituição de madeiras da caixa.

Serão feitas correções na rede elétrica e beneficiada a iluminação do altar e da nave e coro.

Serão, ainda, restaurados os retábulos e vários elementos decorativos do interior da igreja.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE A IGREJA PAROQUIAL DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/6691073