Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

NOTA DE IMPRENSA | Câmara de Baião com frota automóvel mais amiga do Ambiente

Viaturas eletricas_036-min.jpg

A autarquia baionense adquiriu, em 2021, duas novas viaturas elétricas, dando assim continuidade à aposta na mobilidade elétrica, que garante maior poupança e é mais “amiga do ambiente”.

A frota automóvel da Câmara Municipal conta neste momento com cinco veículos 100 % elétricos.

Uma das viaturas está afeta aos serviços de limpeza, higienização e manutenção de espaços verdes do concelho. As restantes servem para deslocações dosvários serviços.

As viaturas têm em média uma autonomia de 370 quilómetros, à exceção do veículo afeto à jardinagem que tem uma autonomia de 85 quilómetros.

A compra destes veículos repartiu-se pelos anos 2017, 2020 e 2021 e foi financiada em 66 por cento pelo Município de Baião e em 33 cento pelo Fundo Ambiental. O investimento total foi de 189 mil euros.

 

FROTA MAIS EFICIENTE

“Estas viaturas causam menos impacto no ambiente e permitem uma poupança nos combustíveis. Ao adquirir estas viaturas fizemos também o abate de cinco veículos antigose que eram menos eficientes e mais poluentes”, explica o vereador do Ambiente, Henrique Ribeiro.

APOSTA PARA CONTINUAR

“É importante termos uma consciência ambiental e, nesse sentido, a renovação da frota da Câmara Municipal é mais um passo para a sustentabilidade. Instalámos também postos de carregamento de veículos elétricos,já realizamos mais três candidaturas ao Fundo Ambiental para a aquisição de veículos elétricos e estamos a desenvolver o processo de certificação de Baião como destino turístico sustentável. Este é um caminho com o qual estamos comprometidos e que iremos continuar a prosseguir rumo à sustentabilidade”, acrescentou Henrique Gaspar.

 

CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM BAIÃO

Já se encontra disponível um posto público de carregamento de carros elétricos localizado junto ao bairro Francisco Sá Carneiro, em Campelo, que permite o carregamento de dois veículos em simultâneo.