Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

NOTA DE IMPRENSA | Baião recebeu workshop sobre violência doméstica contra idosos

workshop violencia dom.jpg

Numa iniciativa da UNIDAS - Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, no âmbito da Comunidade intermunicipal do Tâmega e Sousa - CIM-TS, realizou-se no dia 24 de outubro, no auditório municipal de Baião, um workshop, incluído no ciclo de encontros sob o lema, "A conversar podemos eliminar a violência", desta vez com o tema: “Violência Doméstica Contra Idosos: Realidade e Soluções”. A sessão foi conduzida por Irina Narquel, assistente social e técnica de apoio à vítima na Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (A.S.M.A.B.).

No encontro foram abordadas diversas temáticas relacionadas com as várias vertentes da violência doméstica, com particular enfoque na violência contra idosos. A sessão, especialmente dirigida aos profissionais com intervenção junto de vítimas de violência doméstica, contou com participações de diversos profissionais do setor intervenção social comunitária, elementos da GNR, dirigentes de coletividades de âmbito social e utentes de instituições sociais do concelho e de outras regiões, num total de 102 participantes.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a quem coube dar as boas-vindas e abrir oficialmente a sessão, destacou a importância do tema e elencou os apoios e serviços que o Município promove e disponibiliza na área social, nomeadamente, o Gabinete de Apoio à Família, os programas de “Fundo Social de Baião”, “Via Verde Família”, a Linha Amiga, os Centros de Relação Comunitária, a Estrutura Municipal de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, entre outros.
O autarca deu nota ainda de que, fruto de um protocolo celebrado aquando da recente visita do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vai ser disponibilizado alojamento para as vítimas de violência doméstica, ou para outros casos em que seja necessário o acolhimento. Esta nova valência resultará da reabilitação das atuais instalações das casas de Função e de Guarnição, afetas ao de Posto Territorial da GNR de Baião.

Paulo Pereira revelou ainda que o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, vai ser apresentado numa das próximas reuniões de Câmara, tratando-se de um documento estruturante e que constitui mais um passo importante no sentido da justiça social.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião destacou o objetivo das políticas que têm vindo a ser seguidas e que apontam no sentido da "melhoria da qualidade de vida dos baionenses, não apenas no setor social, mas também em todos os outros domínios

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e Vereador do pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, fez o encerramento da sessão, sublinhando a importância e atualidade do tema em debate e agradecendo a escolha de Baião para a realização do encontro.