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BAIÃO CANAL | Jornal N.º 12 - Julho 2021

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MÚSICA | | Manuel Cardoso (Paradela) | Nacionalismo Musical e Escolas Nacionais

Paradela

Foram estas, outras das manifestações típicas da música do Sec. XIX.

O que havia sido a Revolução Francesa de 1789 para o movimento romântico em geral, seriam depois as pequenas Revoluções de 1830 e de 1848, (designação dada ao registo histórico europeu no início da década de 1830 aos movimentos que abalaram o continente europeu.) Movimento este que mais tarde teria repercussões em Portugal e Espanha, e que teve como consequência a propagação do liberalismo e o nacionalismo.

 Em sentido rigoroso, seria um sentimento de valorização, marcado pela liberdade e pela aproximação e identificação com uma nação. Por consequência destas mesmas pequenas revoluções disseminadas por toda a parte, o campo musical sofre a sua influência e é levado desempenhar papel similar em relação aos nacionalismos musicais. O movimento romântico tem um carácter vinculadamente germânico tendo o seu epicentro na Alemanha, esta daria aos restantes países a consciência e a coerência musical nacionalista, favorecida em alguns países por uma marcante identidade rácica ou por uma tradicional resistência a influencias estranhas, como no caso da Rússia da Hungria da Boémia e da Espanha. Ou ainda pelo seu isolamento geográfico caso da Inglaterra e Portugal.

A primeira manifestação nacionalista seria o romantismo literário, a segunda seria o romantismo musical. Este último identificando-se com as mesmas fontes tradicionais, e inspirando-se no mesmo filão que aquele, voltava-se para as tradições musicais populares. Tradições  estas mais fiéis do que as linguísticas porque menos sujeitas a transformações.

Temas lendários ou medievais, motivos musicais extraídas das canções e danças populares, iriam impregnar tanto o género musical vocal (Ópera; Lied; Balada) como o instrumental ( Poema sinfónico; Sinfonia; Concerto; Quarteto; pequenas peças características) conferindo-lhes um sabor especial.

 Todo este património ia sendo descoberto, colecionado e classificado, estando na origem das diversas escolas nacionais.

Manuel Cardoso (Paradela)