João Almeida vence etapa no Giro de Itália
João Almeida, voltou a colocar o nome de Portugal no panorama do ciclismo mundial, ao vencer a 16.ª etapa da Volta à Itália, numa etapa com duras subidas terminada no Monte Bondone.
João Almeida assumiu em plena estrada que está na Volta à Itália para discutir a vitória na geral, realizando uma corrida taticamente perfeita frente aos favoritos Geraint Thomas (Ineos) e Primoz Roglic (Jumbo), com o pormenor de a aliança entre o ciclista português o galês nos últimos dois quilómetros, ter deixado em dificuldades Primoz Roglic, que teve em Sep Kuss o principal gregário, que o salvou de um dia que poderia ter sido ainda mais complicado para o esloveno.
Com as decisões da etapa com a extensão de 203 km, apontadas para a ascensão final com 21,4 km, João Almeida mostrou-se mais ambicioso do que nunca, tendo por companhia Formolo, McNulty e Vine. Colocou as despesas da etapa nas pernas dos ciclistas da Jumbo-Visma, que impuseram o ritmo que mais interessava a Roglic, que acabou por ser o grande derrotado da jornada, mas longe de estar afastado da luta pelo primeiro lugar.
Com o grupo dos maiorais reduzido a 15 unidades no início da subida, a exibição de João Almeida começou a brihar quando os sobreviventes da fuga foram anulados a 9 km da meta e o português lançou o primeiro ataque ao qual a resposta de Kuss levou Thomas, Roglic, Dunbar e Zana à roda do ciclista da UAE-Team Emirates, sendo evidente que Roglic não atravessava um bom momento.
Com o ritmo elevado o ciclista português lançou nova ofensiva a 5,9 km da meta, numa altura em que Roglic descolou e ficou com o irlandês Eddie Dunbar (Jayco-Alula) que sempre deu a cara e luta por um lugar no top 5, depois de Sep Kuss (Jumbo) dar sinais de cansaço.
O grupo perseguidor não conseguiu encurtar terreno, Kamna, Caruso, Rubio, De Plus, Arensman, Pinot, Armirail e Leknessund, foi incapaz de responder ao ataque de João Almeida que conquistou a primeira vitória numa grande volta. Numa parceria perfeita, João Almeida e Geraint Thomas discutiram na reta da meta o triunfo, com o português a ser mais rápido que o galês, que reconquistou a camisola rosa que já tinha envergado em quatro etapas.
João Almeida subiu para segundo da geral, a 18 segundos de Geraint Thomas, e solidificou o primeiro lugar no prémio da juventude.
A cinco etapas do final da Volta à Itália que incluem três chegadas em altitude, especial destaque para a etapa rainha nos Dolomitas, na sexta feira em Tre Cime di Lavaredo, com duas contagens de montanha de 2.ªcat. e três de 1.ª cat., e por fim a temível cronoescalada no sábado onde tudo ficará resolvido, numa altura em que os três primeiros estão separados por menos de um minuto, com João Almeida a 18 s de Geraint Thomas e Primoz Roglic a 29 s do camisola rosa.
No registo da etapa fica a fuga de 14 corredores que depois de muita luta e de não terem ultrapassado a vantagem de 5,35 m, foram caindo de maduros, com os últimos a renderem-se a 8,4 km da linha de chegada.
Classificações
16.ª ETAPA SABBIO CHIESE - MONTE BONDONE 203 KM
1.º João Almeida (Por/UAE-Team Emirates) 5.53,27 h
à média de 34,600 km/h
2.º Geraint Thomas (Irl/EF Education-EasyPost) mt
3.º Primoz Roglic (Slo/Jumbo-Visma) a 25 s
4.º Eddie Dunbar (Irl/Jayco-Alula) mt
5.º Sep Kuss (Usa/Jumbo-Visma) a 1,03 m
6.º Ilan Van Wilder (Bel/Soudal-Quick Step) a 1,16 m
7.º Damiano Caruso (Ita/Bahrain-Victorious) mt
8.º Einer Rubio (Col/Movistar) mt
9.º Laurens De Plus (Bel/Ineos-Grenadiers) mt
10.º Thymen Arensman (Ned/Ineos-grenadiers) mt
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Geraint Thomas (Gbr/Ineos-Grenadiers) 67.32,35 h
2.º João Almeida (Por/UAE Team Emirates) a 18 s
3.º Primoz Roglic (Slo/Jumbo-Visma) a 29 s
4.º Damiano Caruso (Ita/Bahrain Victorious) a 2,50 m
5.º Eddie Dunbar (Irl/Jayco-Alula) a 3,03 m
6.º Lennard Kamna (Ale/Bora-Hansgrohe) a 3,20 m
7.º Bruno Armirail (Fra/Groupama-FDJ) a 3.22 m
8.º Andreas Leknessund (Din/Team DSM) a 3,30 m
9.º Thymen Arensman (Ned/Ineos-Grenadiers) a 4,09 m
10.º Laurens De Plus (Bel/Ineos-Grenadiers) a 4,32 m
PONTOS
1.º Jonathan Milan (Ita/Bahrain-Victorious)
MONTANHA
1.º Ben Healy (Irl/EF Education-EasyPost)
JUVENTUDE
1.º João Almeida (Por/UAE-Team Emirates)
EQUIPAS
1.ª Bahrain-Victorious 202.09,02 h
2.ª Ineos-grenadiers a 32,31 m
3.ª Jumbo-Visma a 40,26 m
Fonte: A Bola