Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

"Escola Básica Infanta Dona Mafalda assiste às emoções fortes do xadrez do distrito do Porto.

Geral_AA.jpg

A Escola Básica Infanta Dona Mafalda, em Rio Tinto, assistiu, mais uma vez, às emoções do xadrez federado do distrito do Porto tendo recebido no passado domingo, 26 de maio, as partidas do Campeonato Distrital de Partidas Rápidas da Associação de Xadrez do Porto, com a competição por equipas a ocupar a manhã e a competição individual a realizar-se durante a tarde.

A competição por equipas contou com a participação de treze equipas, as quais disputaram o título de equipa vencedora ao longo de sete rondas, ao longo das quais a equipa A do Xadrez Colégio EFANOR foi confirmando o seu estatuto de favorita, terminando com sete triunfos e conquistando assim o título coletivo. Na segunda posição terminou a equipa B do Xadrez Colégio EFANOR, com um registo de seis triunfos e uma derrota, com a equipa A da Academia de Xadrez de Gaia a ocupar a terceira posição fruto de cinco vitórias e duas derrotas.

Já na competição individual, realizada durante a tarde, assistiu-se a uma intensa luta até ao final das nove rondas, com o vencedor final a apenas ser conhecido após terem sido concluídas todas as partidas.

Os três principais candidatos à vitória final eram o Mestre FIDE José Padeiro, do “O Amanhã da Criança”, Esteban Dário Caro, do Lousada Voleibol Clube, e Diogo Martins, do Xadrez Colégio EFANOR, e à entrada para a última ronda Estaban Caro liderava com 7 pontos com José Padeiro, Sofia Valente e Diogo Martins a estarem a apenas 0,5 pontos de distância.

Ao xadrezista argentino do Lousada Voleibol Clube um empate no confronto com Sofia Valente poderia assegurar o triunfo, mas Esteban Caro optou por uma estratégia de ataque e levou a melhor sobre a jovem nascida em 2010, terminando isolado no topo da classificação com 8 pontos fruto de sete vitórias e dois empates.

Na segunda posição ficou Diogo Martins com 7,5 pontos somados, seguido do Mestre FIDE José Padeiro também com 7,5 pontos amealhados, mas um pior desempenho nos critérios de desempate.

Apesar de vencedor Esteban Caro não ostentará o título de campeão distrital absoluto de partidas rápidas da Associação de Xadrez do Porto pois, de acordo com a legislação em vigor o título só pode ser atribuído a xadrezistas com nacionalidade portuguesa. Desta forma o novo campeão distrital individual absoluto é Diogo Martins, segundo classificado, com o Mestre FIDE José Padeiro a ser o novo vice-campeão distrital da AXP desta variante.

Sofia Valente, do Xadrez Colégio EFANOR, conquistou a coroa de campeã distrital individual feminina, terminando na quinta posição da classificação final com 6,5 pontos, repetindo o feito alcançado na época 2022/2023.

A cerimónia de encerramento da competição contou com a presença de Cláudia Nogueira, em representação da Junta de Freguesia de Rio Tinto, e de Fernando Sousa em representação da APIM -  Associação de Pais da Escola Básica Infanta Dona Mafalda, dois parceiros cruciais para o sucesso organizativo das várias competições xadrezísticas realizados em Rio Tinto nas duas últimas épocas competitiva.

Este foi mais um grande momento competitivo acolhido pela Escola Básica Infanta Dona Mafalda, numa organização da Associação de Xadrez do Porto em parceria com o Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda, a APIM - Associação de Pais da Escola Básica Infanta Dona Mafalda, a Freguesia de Rio Tinto e tendo ainda o apoio do ISAG - European Business School, e destacou-se tanto pela organização quanto pelo nível elevado das partidas disputadas."