Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 10 - Junho 2021

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 10 - Junho 2021

EÇA É DA NAÇÃO... | António Fonseca ( opinião )

Eça

EÇA É UM GRANDE ESCRITOR, UM DOS MAIORES, EÇA É DA NAÇAO E O SEU PANTEÃO É STA CRUZ DO DOURO - BAIÃO.

...Estupefação com a proposta de trasladação de Eça de Queirós do cemitério de Santa Cruz do Douro para o Panteão Nacional!!!

E em matéria de trasladação, porque não pensam no grande cineasta Manoel de Oliveira antigo proprietário da quinta de Covela situada em São Tomé de Covelas? Este grande vulto da história do cinema ainda rodou o filme “Francisca”, na casa do Lodeiro, em Santa Cruz do Douro. Porque não, dar-lhe, também, honras de Panteão?

E Camilo Castelo Branco,outro grande escritor, também ele ligado a Santa Cruz do Douro e à Casa do Lodeiro, porventura tem honras de Panteão?

E falando naCasa do Lodeiro, porque não se tenta a sua reabilitação antes que só restem as simples paredes?

Chama-se a atenção daMinistra da Cultura e dos baionenses, alguns deles influentes e/ou instalados em altos cargos políticos, lutem por Baião!

Quanto a Eça de Queirós deixemos os seus restos mortais em Santa Cruz do Douro, em paz, onde repousam há mais de três décadas, apenas e só, por vontade de D. Maria da Graça Salema de Castro, do ex. Presidente da Câmara Prof. Artur Borges, da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Douro de então.

EÇA É UM GRANDE ESCRITOR, UM DOS MAIORES. EÇA É DA NAÇÃO E O SEU PANTEÃO É SANTACRUZ DO DOURO – BAIÃO

fonseca foto.jpg

António Fonseca ( Empresário de restauração )