Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

É hoje... 17.ª Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião

Fumeiro4.jpg

 

No fim de semana de 31 de março, 1 e 2 de abril, a Câmara Municipal de Baião realiza a 17.ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião. O presidente da Câmara, Paulo Pereira, sublinha que a “gastronomia é uma das referências do concelho”, destacando “os milhares de pessoas que acolhemos, anualmente, nesta Feira, para saborear os nossos produtos e, ao mesmo tempo, desfrutar das paisagens e conhecer o nosso património, beneficiando ainda da hospitalidade dos baionenses”, afirma o autarca.

 

Por seu lado, o vereador responsável pelos Assuntos Económicos, José Lima, considera tratar-se de um “evento de referência nesta região, no país e mesmo no estrangeiro, que mostra o que Baião tem de melhor. Ano após ano, a nossa gastronomia conquista cada vez mais apreciadores que, depois da Feira, continuam a procurar os nossos produtores, não só de fumeiro, mas também dos vinhos, dos queijos, compotas, licores, do artesanato, entre outros, o que é revelador da qualidade do que se produz em Baião. Este certame é uma das montras do nosso concelho e um importante impulso para a nossa economia”, frisa.

Este ano, cerca de três dezenas de produtores reafirmam características e sabores genuínos do concelho. No caso do fumeiro, serão apresentadas várias opções como a alheira, o salpicão, o presunto ou a linguiça a que se juntam outras iguarias de excelência.

O cozido à portuguesa, o arroz de moira com grelos e o tradicional pastelão de salpicão, são algumas das opções para os comensais que queiram experimentar ou repetir as delícias da gastronomia baionense.

 

O famoso Biscoito da Teixeira não poderia faltar, juntamente com outros produtos de doçaria regional, nomeadamente as compotas, os licores ou os chocolates.

 

Também os queijos baionenses farão as delícias dos visitantes, assim como os citrinos da Pala, a broa de milho cozida no local, a cerveja artesanal, as amêndoas ou os frutos silvestres.

 

Os vinhos verdes da casta avesso, característicos do concelho, estarão também em destaque. Estes vinhos da sub-região de Baião com qualidade reconhecida, muito apreciados por quem nos visita, terão um espaço onde os visitantes poderão saborear e adquirir algumas das melhores marcas deste néctar de excelência, de aroma frutado e baixo teor de acidez.

 

Animação

O espaço da feira do tijelinho, à entrada da vila de Baião, será, mais uma vez, o palco do evento, onde estarão os produtores, restaurantes e onde vão ter lugar momentos culturais, e animação, com atuações de bandas, grupos locais e regionais.

 

O canal televisivo SIC vai juntar-se à Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, através do programa Domingão, com o Camião SIC, onde viajam Luciana Abreu, Emanuel e outros artistas, a percorrer algumas artérias do concelho, partindo de Ribadouro, parando em alguns pontos do percurso, e realizando intervenções, em direto, a partir do recinto da Feira.

 

Feira Stock Off

Em paralelo, realiza-se a Feira Stock Off. Esta iniciativa promove, dinamiza e divulga o comércio local, oferecendo aos clientes uma gama variada de bons produtos com descontos significativos. Trata-se de um evento organizado pela Associação Empresarial de Baião, com o apoio da Câmara Municipal.

 

Programa:

 

DIA 31 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

 

18h30 - Abertura Oficial da Feira

              Atuação do Grupo de Bombos da A.T.C.M. Baião

20h00 - Atuação da Associação de Concertinas e

              Bombos de São Tiago de Queimada

22h00 - Atuação da Banda Musical da Casa do Povo de

              Santa Marinha do Zêzere

24h00 – Encerramento

 

DIA 1 DE ABRIL (SÁBADO)

 

10h00 - Abertura da Feira

12h00 - Atuação do grupo Badamecos

15h00 - Academia de Dança Liliana Castro

16h00 - Associação Vale do Zêzere

16h30 - Escola de Dança ByonDance

20h00 - Atuação da Associação Cultural

              de Concertinas do Lameirão

22h30 - Atuação de Nel Monteiro

24h00 – Encerramento

 

DIA 2 DE ABRIL (DOMINGO)

 

10h00 - Abertura da Feira

10h30 - Atuação do grupo "Arribamonte"

12h00 - Atuação do Grupo de Concertinas “Joaquim Nogueira”

15h30 - Início do Festival de Folclore:

           - Rancho Folclórico "As Cesteiras de Frende"

           - Associação Danças e Cantares de Gestaçô

           - Rancho Folclórico "As Ceifeiras de Valadares" 

           - Rancho Folclórico de Baião

19h00 - Encerramento