Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Cultura | CONSTRUÇÃO DO CAVAQUINHO é PATRIMÓNIO NACIONAL

cavaquinho

A Associação Cultural Museu Cavaquinho congratula-se com esta realidade para a qual desenvolveu os seus esforços, sendo responsável pelo pedido de registo, agora consagrado em Diário da República do dia 25 de Outubro de 2022, com uma saudação aos construtores de Cavaquinhos e Braguinhas e um e agradecimento especial àqueles cuja contribuição foi fundamental, ao testemunharem a sua aprendizagem e experiência ao longo da vida.
Um agradecimento é também devido a todos os seus sócios fundadores e apoiantes que, desde 2013, acreditam no seu/nosso propósito: documentar, preservar e promover a história e a prática do cavaquinho em Portugal. Aqui se particularizam os seus colaboradores regulares — Sofia Santos, Frederico Teixeira, António Aparício, Rui Sobral, Domingos Morais, Adamo Caetano, Belmiro Sousa e Paula Hipólito —, a respectiva Comissão Científica — Manuel Morais, Rui Vieira Nery e Salwa Castelo-Branco —, bem como a contribuição do etnomusicólogo Nuno Cristo.
Igualmente relevante foi o apoio e/ou a contribuição de outras instituições, como os Municípios de Lisboa, Braga, Coimbra, Funchal e Viana do Castelo, a SPA-Sociedade Portuguesa de Autores, a GDA-Gestão dos Direitos dos Artistas, o Jornal “O Público”, a Rádio Televisão Portuguesa e o Museu Nacional de Etnologia.
A AC Museu Cavaquinho não pode, também, deixar de registar o empenho do ex-secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier e dos antropólogos Teresa Albino — investigadora responsável pelo trabalho de campo e criação de conteúdos, sob orientação de Paulo Costa — e a parceria da Direcção Geral do Património Cultural no desígnio de, desde 2014, consagrar a construção do Cavaquinho como PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL.
Por último, mas não menos importante, realça-se com gratidão o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Fonte: Julio Pereira