Cultura | CONSTRUÇÃO DO CAVAQUINHO é PATRIMÓNIO NACIONAL
Um agradecimento é também devido a todos os seus sócios fundadores e apoiantes que, desde 2013, acreditam no seu/nosso propósito: documentar, preservar e promover a história e a prática do cavaquinho em Portugal. Aqui se particularizam os seus colaboradores regulares — Sofia Santos, Frederico Teixeira, António Aparício, Rui Sobral, Domingos Morais, Adamo Caetano, Belmiro Sousa e Paula Hipólito —, a respectiva Comissão Científica — Manuel Morais, Rui Vieira Nery e Salwa Castelo-Branco —, bem como a contribuição do etnomusicólogo Nuno Cristo.
Igualmente relevante foi o apoio e/ou a contribuição de outras instituições, como os Municípios de Lisboa, Braga, Coimbra, Funchal e Viana do Castelo, a SPA-Sociedade Portuguesa de Autores, a GDA-Gestão dos Direitos dos Artistas, o Jornal “O Público”, a Rádio Televisão Portuguesa e o Museu Nacional de Etnologia.
A AC Museu Cavaquinho não pode, também, deixar de registar o empenho do ex-secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier e dos antropólogos Teresa Albino — investigadora responsável pelo trabalho de campo e criação de conteúdos, sob orientação de Paulo Costa — e a parceria da Direcção Geral do Património Cultural no desígnio de, desde 2014, consagrar a construção do Cavaquinho como PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL.
Por último, mas não menos importante, realça-se com gratidão o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Fonte: Julio Pereira