Concerto do Ensemble Med no Mosteiro de Travanca
O Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, recebe no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 21h30, um concerto do grupo Ensemble Med, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024.
“Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval” é o tema do concerto, com um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz mediterrânica, salientando a riqueza intercultural desta região, de uma forma historicamente informada, na música escrita e na tradição oral.
O repertório procura evidenciar o entrecruzamento estilístico entre as culturas coexistentes neste período na Península Ibérica, entre cristãos, judeus sefarditas e mouriscos, assim como o seu diálogo com o Oriente, nos territórios da diáspora sefardita, após o édito de expulsão do rei D. Manuel, em 1492.
O concerto, de entrada livre, será protagonizado pelo Ensemble Med, constituído por Daniela Tomaz (direção artística, flautas e adufe), Mariana Fabião (canto), Sérgio Calisto (viola d’amore a chiavi) e Laurent Safar (percussão histórica).
O Ensemble Med é um laboratório de pesquisa e criação musical, que tem como foco o ponto de contacto entre os universos da música antiga e tradicional, procurando a sua própria interpretação viva e atual, numa abordagem multicultural e transversal.
Este grupo nasceu em Utrecht, nos Países Baixos, e desde então tem-se apresentado regularmente ao público não só nos Países Baixos, como na Geórgia, França, Turquia e Portugal.
O concerto “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval”, promovido pelo Município de Amarante e pela Rota do Românico, conta com o apoio da CCDR Norte, I. P. – Norte Pontual.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.