Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Ciclo de concertos CANTUSd'Alma Iluminado inicia-se no Mosteiro de Ferreira

cantus-d-alma-iluminado-mosteiro-ferreira-1080x108

O Mosteiro de São Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira, recebe, no próximo domingo, 12 de março,pelas 17h30, o primeiro dos seis concertos do ciclo CANTUSd’Alma Iluminado na Rota do Românico.A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Protagonizado pelo grupo CANTUSd’Alma, o ciclo pretende explorar a essbcência da música medieval através das Cantigas de Santa Maria, datadas do século XIII, com um espectro mais rico das novas sonoridades musicais, utilizando para o efeito a riqueza de contrastes e características sonoras das vozes e instrumentos.

Num ambiente intimista, uma singular interpretação musical, como resultado da combinação dos arranjos do compositor bracarense André Ruiz com uma visão alternativa e única de cada uma das cantigas.

O grupo CANTUSd’Alma é constituído por Sara Meireles e Marisol Brito, nas vozes, Inês Vaz, no acordeão, Joana Correia, no violoncelo, e Miguel Meireles, na percussão.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.