Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Baião renova classificação como "Município  Familiarmente Responsável"

Autarquia Familiarmente Responsável (3).JPG

O município de Baião voltou a ser distinguido como "Município Familiarmente Responsável", renovando assim o reconhecimento atribuído pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Este prémio é atribuído às autarquias que se destacam por práticas de apoio às famílias, promovendo políticas que melhoram a qualidade de vida dos seus cidadãos.

Para o vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, “a renovação desta distinção como 'Município Familiarmente Responsável' é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos para apoiar as famílias baionenses. No Município de Baião, acreditamos que as políticas públicas devem estar centradas nas pessoas e nas suas necessidades, e é por isso que continuamos a investir em iniciativas que promovem o bem-estar das nossas famílias, desde os mais novos até à população sénior. Esta distinção é, sem dúvida, mais um incentivo para continuarmos a construir um futuro mais inclusivo, justo e sustentável para todos os baionenses”, referiu o autarca.

A cerimónia de entrega da bandeira verde, que simboliza esta distinção, teve lugar no passado dia 17 de outubro, em Coimbra. Esta bandeira reflete o empenho contínuo do município em promover iniciativas amigas das famílias, que se traduzem em medidas concretas e abrangentes.

Entre as iniciativas destacadas pelo Observatório encontram-se o Kit Bebé, a Linha Amiga, a Via Verde Família, bem como diversas ações integradas no Fundo Social de Baião e no Gabinete de Apoio à Família. Além disso, o município de Baião tem vindo a promover programas de apoio nas áreas da educação, saúde, desporto e lazer, também com enfoque na assistência às vítimas de violência física ou psicológica.

Ainda no âmbito, Baião aplica a taxa de IMI mais baixa permitida por lei, entre outras medidas de alívio fiscal e apoio à sustentabilidade económica das famílias baionenses.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis, criado em 2008, tem como missão promover o conhecimento sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas famílias, incentivando as autarquias a implementarem políticas que respondam de forma abrangente a essas questões. O objetivo é garantir um tecido social coeso, fomentar a renovação geracional e contribuir para a sustentabilidade do país. O OAFR atua com base em valores como a integridade, ética, imparcialidade, transparência e responsabilidade.