BAIÃO | Foi montada uma estrutura de Vacinação COVID 19 em Baião
Prevê-se que a vacinação arranque a partir do dia 23 de fevereiro.
A estrutura, criada ao lado do edifício do Centro de Saúde de Baião, foi montada para receber a população do Concelho durante o processo de vacinação.
Segundo a nota de imprensa remetida ao Baião Canal, a estrutura de vacinação foi montada por trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega ACES-Tâmega 1, para permitir que a vacinação contra a COVID-19 decorra em Baião.
A Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha, referiu que é muito importante que os cidadãos tenham uma grande paciência e calma no que diz respeito à vacinação. “Estamos perante um processo muito longo. Teremos de esperar a chegada das vacinas que será gradual. Como todos sabemos, nesta fase serão vacinadas as pessoas com mais de 50 anos e com doenças crónicas (insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica) e as pessoas com mais de 80 anos. É importante que toda a população continue a seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde até que esteja garantida uma imunidade de grupo”.
A ESTRUTURA DE VACINAÇÃO
A estrutura de vacinação resulta de uma readaptação da Área Dedicada a Doentes Respiratórios (ADR) criada junto ao Centro de Saúde. A Câmara de Baião irá mobilizar trabalhadores que estarão junto da estrutura para encaminharem os cidadãos para o local de vacinação e informar sobre os passos a seguir.
A estrutura possui uma área de receção, duas cabinas de vacinação e uma área de recobro e está equipada com ar condicionado, onde os utentes irão aguardar 30 minutos após a administração da vacina, para avaliação do eventual surgimento de reações negativas.