Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO | Estão abertas as candidaturas ao Programa Voluntariado Jovem para Natureza e Florestas 2021

No dia de hoje, 2 de julho de 2021, a plataforma ainda não tinha os projetos disponíveis. Mas mantenham a atenção, sendo que os projetos serão divulgados brevemente na Plataforma do IPDJ: https://programas.juventude.gov.pt/florestas e os jovens serão selecionados, por ordem de inscrição

Seleção e colocação:

Consta na informação do IPDJ que "os jovens que reúnam os requisitos do programa são selecionados, por ordem de inscrição, pelas Direções Regionais do IPDJ, I.P."

As inscrições não têm custo associado e têm de ser realizadas individualmente até 5 dias antes do início do projeto na Plataforma do IPDJ: https://programas.juventude.gov.pt/florestas. 
 

Em Baião o programa vai decorrer de 17 de julho a 14 de setembro. Cada turno envolve 10 jovens, tem a duração mínima de 15 dias, 5 horas diárias, das 14 às 19 horas, decorrendo todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Após a inscrição, e seleção, cada jovem voluntário receberá uma bolsa no valor de 180 euros.

Durante o período de voluntariado estão disponíveis quatro turnos:

  • 1º – 17  a 31 de julho
  • 2º – 01 a 15 de agosto
  • 3º – 16  a 30 de agosto
  • 4º – 31 de agosto a 14 de setembro

Os voluntários vão receber uma formação com data ainda a definir.

Sobre o Programa

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados.​

 

 

Direitos dos voluntários:

Seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil;

Certificado de participação;

Formação geral sobre voluntariado e específica sobre as atividades a desenvolver;

Reembolso das importâncias despendidas no exercício das atividades.

 

Âmbito:

Este programa, direcionado aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tem como objetivo promover práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Estes objetivos são propostos pelo Governo e a autarquia baionense pretende coloca-los em prática através do programa “Patrulha Baião”, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Baião, dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere e da  Associação Ambiental e Cultural do Vale de Ovil – EcoSimbioses.

Para além da preservação da natureza e da floresta, a iniciativa vai mais além. Os jovens vão poder contribuir para a preservação dos ecossistemas do concelho através da recolha de lixo acumulado no percurso que fazem até chegarem ao ponto de vigia que lhes está definido.

No projeto “Patrulha Baião” os voluntários intervêm especificamente na sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da distribuição de panfletos; Inventariação de áreas necessitadas de limpeza; Vigilância fixa em postos de vigia, definidos pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios; Vigilância a pé partindo dos postos de vigia e recolha de lixo.