Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO | ANCEDE: "Atentado ambiental" - Junta de Freguesia acusada de estar a criar um pântano no rio Ovil e não uma praia fluvial, como diziam

A Câmara Municipal de Baião e algumas Juntas de Freguesia estão a ser envolvidas em polémicas: Primeiro foi a polémica sobre a destruição dos Caminhos Romanos e acessos e percursos junto ao Rio Ovil.

Mais recentemente, a polémica sobre a destruição do Jardim de S. Bartolomeu, em Campêlo.

Agora, surge a polémica sobre uma suposta praia fluvial de Ancêde, que afinal poderá transformar-se num pântano e que "poderá matar toda a fauna e flora do rio", como noticiou o JN.

Obras do circuito pedonal sobre a Albufeira da Pala arrancam em breve -  Câmara Municipal de Baião

Foto ilustrativa: Município de Baião

O engenheiro agrónomo indicado como testemunha pela Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS), Engenheiro Bruno Canastro, classifica estas obras como sendo um "atentado ambiental" que "provocará um pântano de água estagnado, verde e malcheiroso quando o curso do rio, na altura estival, levar, como habitualmente leva, um caudal reduzido", antevê.

A Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS) já participou a situação ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SPNA) da GNR e oficializou junto do Ministério Público uma queixa crime, relativa às obras que foram executadas sem licença e sem os necessários estudos e pareceres das entidades competentes.

Segundo a informação que tem vindo a ser tornada pública, supostamente, serão vários os "atentados ambientais" que têm vindo a ser cometidos em Baião. Tendo já reagido à acusação o presidente da Junta, Daniel Guedes.

Foto: Ponte Romana sobre o Rio Ovil (ligação Pala - Porto Manso). Submersa pela Barragem de Carrapatelo. Avistada pela última vez em 1985, durante obras na barragem.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.Foto: Obras no Poço do Pinguel - Publicado no facebook por Alzira Pinto 

O presidente da Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, que também é Fiscal no Município de Baião, referiu à comunicação social que "se tivermos que retirar o que fizemos, fá-lo-emos".

Na participação que a FAPAS apresentou junto da GNR e do Ministério Público, é denunciado o desassoreamento do rio, transporte de areias, construção de muros, um dos quais em betão, alteração do curso do rio Ovil,  "sem que exista menção a qualquer licenciamento, mormente emanado da Câmara de Baião e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)".

Estas obras foram realizadas junto ao parque de merendas e zona de lazer localizado no lugar de Penalva - Ancêde - Baião.

Daniel Guedes admite que possa ter falhado ao não comunicar a intervenção de valorização do rio e margens à Agência Portuguesa do Ambiente, mas que, "mesmo no pico do verão, haverá sempre circulação de água a jusante da represa".

Sobre a alegada falta de licenciamento para construção do muro de suporte, Daniel Guedes explica que "como tem menos de dois metros de altura e não confina com a via pública não necessita de licenciamento municipal". Não obstante, há outros estudos e pareceres a que estão sujeitas as intervenções junto aos leitos dos rios. 

Pode ser uma imagem de natureza, árvore e massa de água

Foto: Foto do Poço do Pinguel e da LEVADA... deve ser de 2014/15

 

Ponte de Esmoriz

Foto: https://www.allaboutportugal.pt/pt/baiao/monumentos/ponte-de-esmoriz

Nenhuma descrição de foto disponível.

Foto: https://www.facebook.com/photo?fbid=3440869065937445&set=pcb.3440878375936514

BAIÃO: A "Aldeia Presépio Bonito" está em destruição - O RABELO | Zé de  Baião

Foto: facebook - indignação de cidadãos locais

 

Baião_Jardim de S Bartolomeu.pngFoto: http://www.baixotamega.pt

Jardim de S. Bartolomeu

Jardim público que incluia um pequeno espaço infantil com baloiços, um lago com chafariz que dava frescura e encanto ao jardim principalmente durante o Verão e, uma fonte com água corrente à entrada do jardim.

Este local apresentava-se em terra batida, empedrado e relva, excepto a zona de recreio infantil que era revestida com material apropriado. (Fonte: http://www.baixotamega.pt)

Foto: http://www.baixotamega.pt

Pode ser uma imagem de árvore e ao ar livre

Foto: Derrube das árvores pelo Município -  https://www.facebook.com/francisca.guedes.7/posts/3797552680303195

Jardim de São Bartolomeu - Baião | All About Portugal

Foto: https://www.allaboutportugal.pt/

 

 

Jardim da Zona Residencial Francisco Sá Carneiro - Baião | All About  Portugal

Notícias de Resende: Maio 2013