Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

AJA Norte - Núcleo da Associação José Afonso | Macaréu.

aja m.jpg

No passado Sábado, dia 13 de Janeiro, a Macaréu - Associação Cultural encheu para a iniciativa da AJA Norte "Abril no caminho dos 50 anos - PIDE, Prisões, Tortura".
A sessão principiou com uma leitura encenada pelo Colectivo AJAquemDiga, leitura essa que, numa intertextualidade extremamente bem conseguida, juntou a peça de Hélder Costa "O Congresso dos PIDEs" e o livro de Aurora Gomes "Gente Comum – Uma história na PIDE". A apresentação foi também ela elevada por pontuais momentos musicais a cargo de Ana Ribeiro.
De seguida, o painel de intervenientes compôs-se com a presença de José Machado Castro e Jorge Carvalho (Pisco), numa conversa conduzida por Gustavo Rebolho. O conjunto de depoimentos, histórias e memórias ali partilhados terão indubitavelmente tocado toda a audiência. Assim, começamos por lhes deixar um sincero agradecimento, por nos terem levado com eles numa viagem pelas suas vidas de há 50 anos, com tudo o que isso implica.
Agradecemos também à Macaréu pela cedência do espaço e por todo o apoio prestado na organização da actividade, contando que esta parceria se renove num futuro próximo.
"Não podemos deixar também de agradecer aos companheiros e companheiras do Colectivo AJAquemDIGA que, acompanhados pela Ana Ribeiro, nos brindaram com as suas artes.
Por fim, a todas e todos que encheram a Macaréu (e foram muitos!), deixamos também o nosso sentido agradecimento.
Iniciativas como esta engrandecem-se quando há gente que as faz acontecer, quando há gente para as acolher e, acima de tudo, quando há quem delas queria desfrutar. A todos vós, até à próxima."
Para a AJA Norte a memória nunca se apagará!