Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

“3x3 BasketArt” venceu o concurso do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Baião

O projeto 3x3 BasketArt venceu o OPJ Baião.jpg

“3x3 BasketArt” venceu o concurso

Câmara Municipal de Baião vai implementar os 6 projetos

finalistas da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem

 O projeto “3x3 BasketArt” foi o vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Baião. O anúncio foi feito a 29 de maio, numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Nesta ocasião os autarcas baionenses revelaram que a Câmara Municipal de Baião pretende executar os 6 projetos finalistas do OPJ-Baião porque todos podem constituir mais-valias para o concelho.

“Estes projetos que foram a concurso são excelentes ideias e, acima de tudo, permitem que estes jovens participem na construção de uma sociedade melhor. Espero que a ideia vencedora possa ainda arrancar este ano e a boa notícia é que em função das ideias que foram apresentadas nos comprometemos a implementá-las porque abrangem áreas muito distintas e, cada uma delas, com certeza, irá contribuir para termos um Município melhor”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

A vereadora Anabela Cardoso acrescentou: “ter tido 14 projetos a concurso nesta primeira edição deixou-nos bastante satisfeitos. Fica desde já o desafio para a próxima edição para que haja ainda mais participantes. Felicito todos os jovens que se envolveram e apresentaram as suas ideias, porque poderão contribuir para uma maior dinamização do nosso concelho”.

BASQUETEBOL INFORMAL

O projeto mais votado foi o “3x3 BasketArt” que irá consistir na criação de um campo decorado segundo padrões de arte urbana e preparado para a prática do basquetebol informal no formato 3 contra 3. O projeto foi apresentado ao OPJ-Baião por Marta Ribeiro, Carolina Mendes, Mariana Vasconcelos e Maria Monteiro.

As vencedoras, através da sua porta-voz, Marta Ribeiro agradeceram “a todas as pessoas que votaram no nosso projeto” e manifestaram-se “muito contentes que a nossa ideia se vá tornar realidade. Agradecemos também à Federação Portuguesa de Basquetebol pelo apoio que nos proporcionou e felicitamos também outros projetos que participaram”.

MAIS PROJETOS

Os restantes projetos finalistas foram “Baião sem Pontas” (projeto na área ambiental); “Cantinho do Bichano” (projeto na área da proteção animal); Recicla Baião (projeto na área ambiental), “Rugas da História” (valorização da terceira idade através da fotografia);e “4Volei – Campeonato Municipal de Voleibol” (projeto na área do desporto).

A primeira edição do Orçamento Participativo Jovem foi promovida pela Câmara Municipal de Baião, destinou-se a todos os jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos de idade e permitiu que estes apresentassem ideias e projetos para o concelho.

Os projetos foram apresentados em grupo, ou individualmente, começaram por ser 14, no entanto como alguns não cumpriram as condições de elegibilidade foram 6 os finalistas.

VISITA AO MOSTEIRO DE SANTO ANDRÉ DE ANCEDE

Marcaram ainda presença nesta sessão membros do Conselho Municipal de Juventude e a coordenadora do setor da Juventude na Câmara Municipal, Filomena Cardoso.

Os concorrentes foram ainda visitar o Mosteiro de Ancede, para ficarem a conhecer em pormenor o projeto de renovação deste monumento. O presidente da Câmara Municipal lançou o desafio aos jovens para que proponham projetos ou eventos que possam ali ter lugar no futuro e estimulou os jovens a descobrirem este e outros espaços culturais do concelho.