Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

...

José Pereira

Quando os indicadores socioeconómicos e designadamente de rendimentos, a partir dos quais se aplica uma taxa de IRS, indicam que mais de 50% da população não tem salários nem reformas suficientes para serem abrangidos pela política de contribuição pelo IRS e uma outra grande parte está integrada em políticas de apoio social e outra também apresenta rendimentos médios muito baixos, quer isso dizer que o município está muito desigual e empobrecido, quando comparado com a média da região e com a média nacional.
Ora, este contexto é muito preocupante e merece uma reflexão profunda do poder local e nacional, com vista a contrariar esse cenário de continuo e imparável desinvestimento, de empobrecimento, de desertificação e de envelhecimento. E isso tem de ser assumido e resolvido.
Creio que há muito que os políticos locais tinham e têm o dever de assumir esta infeliz realidade e se focarem, todos, em avançar com políticas estruturais sérias, execuíveis e capazes de inverter este mau cenário da pobreza e das desigualdades.
E nada resolve ignorar ou fazer de conta que está tudo bem, porque não está. Se não têm vontade ou capacidade para, todos em conjunto, inverterem esta realidade, pois então Baião está muito mal com os políticos que tem. Porque o dever e a responsabilidade de resolução das dificuldades que as famílias enfrentam é dos políticos. De todos!
 
José Pereira