Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BAIÃO CANAL - Jornal

BAIÃO CANAL - Jornal

Manuel Cardoso (Paradela) | O Estilo Barroco c/ vídeo

21996877_gykwK.jpeg

O Barroco é de entre os períodos da história da música, aquele que mais se apresenta como o período de criação mais ativo de novas e dinâmicas formas musicais, bem como o aperfeiçoamento das anteriores formas.

Com o Barroco nascem quase todas as mais importantes formas clássicas ( Ópera; Oratório, Cantata, Suite, Concerto, Sinfonia e a 1ª fase da Sonata) e que se desenvolveriam durante o barroco e que no clássico atingiriam a perfeição.

É neste período que aparece o desenvolvimento tonal, (relação entre as notas de uma escala) como os tons dissonantes por dentro das escalas diatónicas, como fundamento para modelar a música dentro da mesma peça musical.

Para o leitor mais leigo na matéria, modelar é passar de uma tonalidade para outra.

A tonalidade é uma relação entre as notas de uma escala, na qual existe entre as notas da mesma, intervalos de um tom, meio-tom, e tom e meio, que dão uma característica sonora à sonoridade dessa escala. Isto na audição das escalas que estamos mais familiarizados a ouvir. Existe música com intervalos inferiores a meio tom.

Modelar é poi alterar a relação desses intervalos nessa escala e passar de uma tonalidade para outra, alterando a relação de intervalos entre as notas dessa escala. Findo este aparte deparamos então que este novo período da história da música,” Barroco” lançou-se pois com entusiasmo e imaginação, com intuição criativa lançado para o futuro na busca de um novo domínio, tanto no campo vocal, como no instrumental.

 

                                  Manuel Cardoso (Paradela)